SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Marvel confirma oficialmente o fim da Era Krakoana dos X-Men

Por| 19 de Setembro de 2023 às 19h00

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

Desde o começo do ano, já sabíamos que a Era Krakoana, iniciada pela fase do escritor Jonathan Hickman, em 2019, estava com os dias contados. Mas muita gente ainda nutria certa esperança de que esse período incrível na trajetória dos X-Men permanecesse após a atual fase de derrota dos Filhos do Átomo. Contudo, a própria Marvel confirma o encerramento daquele que foi o momento mais próspero da trajetória dos mutantes.

Só para recapitular, Jonathan Hickman realizou uma revolução nos títulos mutantes, aprofundando a mitologia dos Filhos do Átomo com novos elementos científicos, locações e personagens. Agora temos Marte e Krakoa como redutos dos X-Men, assim como um novo metal tão poderoso quanto o adamantium e uma diferente dinâmica política entre Wolverine, Tempestade e cia. com o mundo dos “humanos”.

Continua após a publicidade

Só que, no mês passado, vimos os mutantes serem devastados em Krakoa, durante o evento Hellfire Gala 2023, e a saga Fall of X começa a contar as consequências disso. Os X-Men estão acuados, atuando em sigilo, enquanto são caçados pela humanidade e lutam contra a organização supremacista Orchis; Gênesis, a esposa do Apocalipse, junto de vários vilões ancestrais; os superseres vilões Filhos da Câmara, entre outros.

Quais serão os eventos que confirmam o fim da Era Krakoana?

Após o Massacre de Mutantes do Hellfire Gala, os mutantes de Krakoa estão espalhados pelo planeta e pelo universo, lutando contra vários inimigos ao mesmo tempo, sem uma maneira de se organizar adequadamente ou de se rebelar coletivamente.

Uma equipe de X-Men, liderada por Synch e Talon, está liderando mutantes poderosos como Kate Pryde, Kamala Khan e Rasputin IV contra a Orchis dos esgotos de Nova York, enquanto Emma Frost se casa com Tony Stark para costurar alianças políticas.

Continua após a publicidade

Simultaneamente, o Homem de Gelo luta contra a Orchis em uma fortaleza na Antártica, e Bishop e Cable encaram os Filhos da Câmara e seu Vírus Mental. Para completar, Jean Grey está se projetando astralmente no tempo para encontrar uma maneira de retornar, e Exodus, ao lado de Tempestade, tenta manter 250 mil mutantes vivos no deserto.

Os X-Men nunca estiveram tão divididos, e é justamente isso que vai determinar o fim da Era Krakoana. Segundo a Marvel, Fall of X vai desembocar em duas HQs: Fall of the House of X e Rise of the Powers of X, previstas para janeiro de 2024. A confirmação aconteceu por via de uma postagem na rede social X (ex-Twitter), nesta terça-feira (19):

Continua após a publicidade

É o fim de um ciclo bastante importante, que vai terminar assim como começou, com duas HQs — House of X e Powers of X, em 2019. Vale destacar que nenhuma outra reformulação dos mutantes durou tanto tempo nas últimas décadas, então, o feito de Hickman pode ser considerado uma grande proeza no mercado norte-americano de quadrinhos.

E, como sabemos, nada do que acontece nos quadrinhos de super-heróis é enterrado para sempre. Então, além das consequências para o presente do Universo Marvel, a Era Krakoana com certeza vai reverberar por muitos anos na continuidade da Casa das Ideias.