Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como as Guerras Secretas do MCU já se parecem com as das HQs

Por| 28 de Setembro de 2023 às 13h54

Link copiado!

Marvel Studios
Marvel Studios
Tudo sobre Marvel

Guerras Secretas é o grande projeto da atual Saga do Multiverso do Universo Cinematográfico Marvel Entertainment (MCU), e deve chegar aos cinemas em 2027 — pelo menos é o que todos esperam, após um adiamento causado pela greve dos roteiristas de Hollywood. E, desde já, o evento se parece bastante com as Guerras Secretas de 2015.

Todas as notícias de bastidores que envolvem a atual Fase 5 do MCU, incluindo as filmagens de Deadpool 3 e rumores de insiders da indústria cinematográfica, indicam que as Guerras Secretas devem servir como um reboot, para que haja uma “reciclagem” de atores e histórias, como um novo começo para os cinemas e séries do Disney+.

Isso tem tudo a ver com o que aconteceu com as Guerras Secretas de 2015, quando a Marvel precisou reiniciar seu universo para mesclar as propriedades do Universo Ultimate e aposentar temporariamente o Quarteto Fantástico.

Continua após a publicidade

“Peraí… que?” você deve estar se perguntando. Ok, o Canaltech te conta como os dois projetos já se parecem anos antes da estreia da adaptação, pelo menos nos bastidores.

Por trás das páginas das Guerras Secretas de 2015

Nos bastidores, a Marvel Comics vinha sofrendo pressão do então presidente da Marvel Entertainment, Isaac Perlmutter, a deixarem os X-Men e o Quarteto Fantástico em segundo plano e sem novos personagens, até que a Fox Films cedesse e os direitos de adaptação dessas franquias retornasse para a Casa das Ideias — qualquer novidade envolvendo essas frentes poderia alimentar mais propriedades, por exemplo.

Em meio a isso, internamente, na chegada dos anos 2010, muita gente já achava que o chamado Universo Ultimate, que nasceu no começo dos anos 2000 para ser “laboratório de ideias” e porta de entrada para novos leitores, vinha eclipsando as próprias criações originais. O Homem-Aranha Ultimate, que concebeu Miles Morales; e os Supremos, que inspirou os Vingadores do MCU, chegaram a vender mais que os títulos semelhantes da continuidade principal, da Terra-616.

Então, o escritor Jonathan Hickman inventou uma trama que pudesse resolver esses problemas de bastidores e oferecer um novo começo. E assim nasceram as Guerras Secretas de 2015, que, em suma, mostra a Terra-1610 se chocando com a Terra-616, em uma aventura em que toda a realidade é remodelada pelo Doutor Destino, a partir dos poderes das entidades divinas conhecidas como Beyonders.

No final da história, o Quarteto Fantástico se “aposentou” para “curar” o Multiverso Marvel, enquanto uma Bomba Terrígena despertou mais Inumanos, que passaram a ganhar mais destaque — essa foi a “solução temporária” para deixar os X-Men de lado. Ao mesmo tempo, algumas ideias e criações que haviam dado certo no Universo Ultimate passaram para a Terra-616, como Miles Morales e o Criador (a versão vilanesca de Reed Richards).

Curiosamente, alguns anos depois a Disney viria a comprar a Fox em 2017, e Ike Perlmutter foi substituído por Kevin Feige no comando da Marvel Entertainment. Assim, o Quarteto Fantástico retornou em 2018, os Inumanos passaram a ser coadjuvantes mais uma vez e os X-Men voltaram a ser protagonistas, com uma nova era, em 2019.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Marvel vem ressuscitando seu Universo Ultimate, com uma nova versão, que estreia oficialmente no próximo mês, com Ultimate Universe #1.

Como se parecem as Guerras Secretas do MCU?

Uma das notícias de bastidores mais recorrentes desde que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa fez muito sucesso, é o retorno de todos os outros principais nomes do “Universo Marvel Fox” a outros filmes da Saga do Multiverso. Na aventura do Escalador de Paredes, retornaram Tobey Maguire, Andrew Garfield, Willem Dafoe, Jamie Foxx, Alfred Molina e o Homem-Areia, embora sem Thomas Hayden Church. Até o Venom de Tom Hardy apareceu.

Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o “Universo Marvel Fox” foi representado por Patrick Stewart, na versão do desenho animado. E, em Deadpool 3, além de Ryan Reynolds, Morena Baccarin, Stefan Kapicic e Brianna Hildebrand, que viveram respectivamente Deadpool, Vanessa, Colossus e Míssil Adolescente Megassônico, já foram confirmados da “outra Terra”, assim como Hugh Jackman como Wolverine.

Continua após a publicidade

E mais: os rumores dão conta de que Famke Janssen, Jennifer Garner, Shiori Kutsuna, James Marsden, Patrick Stewart e Halle Berry voltarão a interpretar Jean Grey, Elektra, Yukio, Ciclope, Professor X e Tempestade, respectivamente, todos do “Universo Fox”. Channing Tatum finalmente poderia vestir o traje de Gambit, de um projeto que morreu com a venda da Fox para Disney.

Some isso tudo ao fato de que já vimos os destroços de um painel com a logo da 20th Century Fox, em um vazamento das filmagens de Deadpool. Adicione o fato de que em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura a trama adiantou que outra Terra está em colisão com a continuidade principal do MCU.

Para completar, considere também um rumor do insider CanWeGetSomeToast, que ventila a possibilidade de as Guerras Secretas serem uma “despedida para os filmes pré-MCU”. E aí você tem um cenário de bastidores bem semelhante ao das Guerras Secretas de 2015 nos quadrinhos.

Continua após a publicidade

Além de cumprir um baita fan service, a Marvel Studios quer se despedir de todos os principais nomes que construíram o Universo Marvel nos cinemas e nas telinhas, antes de realizar um reboot. A ideia de reinicialização já era prevista, especialmente porque os atores que foram protagonistas das primeiras fases do MCU já saíram ou estão deixando as produções.

Então, as Guerras Secretas do MCU também vai aproveitar o que deu certo no passado, aparar as arestas de bastidores e seguir em frente com um novo começo. Mesmo sem detalhes sobre o que realmente vai acontecer na trama, desde já, sua história, pelo menos a de fora das telonas, é bastante parecida com as Guerras Secretas de 2015 dos quadrinhos.