Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os melhores vilões do Homem de Ferro de todos os tempos

Por| 28 de Novembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Marvel
Marvel

O Homem de Ferro, embora seja um Vingador original e muito querido pelos fãs da Marvel Comics teve lá seus altos e baixos e, em dado momento, chegou a ser um “herói de Série B” na Casa das Ideias. A excelente performance de Robert Downey Jr. revitalizou o personagem e colocou-o em seu devido lugar de destaque novamente entre os maiores da editora. E quem seriam os melhores vilões de todos os tempos do Gladiador Dourado?

Veja bem, é preciso destacar que, embora o Homem de Ferro tenha protagonizado arcos espetaculares, como Guerra das Armaduras ou Extremis, a galeria dos vilões de Tony Stark não está entre as mais interessantes dos quadrinhos. Ainda assim, dá para destacar 10 inimigos que realmente deram trabalho e deixaram marca na trajetória do herói.

Aproveitamos uma seleção feita pelo pessoal do Gamesradar para comentar os 10 melhores inimigos do Homem de Ferro de todos os tempos — em ordem decrescente de importância.

Continua após a publicidade

10. Fantasma

Enigmático, o espião corporativo era um engenheiro que descobriu como ficar intangível e transformou isso em uma arma, para se vingar da empresa para qual ele trabalhava e que matou seu colegial.

Ao longo do tempo, o Fantasma apareceu em várias tramas, tentando sabotar as Indústrias Stark ou até mesmo assassinar o herói, como no período em que ele estava em coma ao reinicializar sua nanotecnologia. Posteriormente, o vilão entrou para o grupo governamental Thunderbolts, formado por personagens, digamos, moralmente questionáveis; e roubou as Indústrias Parker (da época em que Peter Parker se tornou um bilionário corporativo rival de Stark).

Continua após a publicidade

No Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), Fantasma foi reimaginado como uma vilã no filme Homem-Formiga e a Vespa.

9. Fin Fang Foom

Tudo bem que, no começo, a Marvel queria mesmo é brincar com a figura de um dragão oriental como um inusitado vilão do Homem de Ferro — combinando um pouco de magia e ciência, coisas que andam de mãos dadas na Casa das Ideias. Mas Fin Fang Foom não é exatamente um dragão.

Continua após a publicidade

A criatura é um alienígena Makluan, raça que pode mudar sua aparência física, responsável por criar os dez anéis de poder do Mandarim. Foom foi líder de uma invasão extraterrestre, que tentou várias vezes conquistar a Terra.

Foom é tão poderoso que já obrigou o Homem de Ferro a se aliar com o Mandarim para derrotar a ameaça. Posteriormente, o alienígena-dragão se converteu ao budismo e ficou em paz, mas, vez ou outra, algum dissidente ou fã leva o seu legado de tentativa de conquista da Terra adiante.

8. Controlador

Continua após a publicidade

Basil Sandhurst era uma criança muito doente que, ao longo de seu difícil desenvolvimento, passou a pesquisar o potencial da mente humana. Já adulto, descobriu como transformar energia psíquica em força física, alimentando-se de “baterias mentais” de vítimas para se tornar mais poderoso.

Com isso nas mãos, o Controlador ameaçou o Homem de Ferro inúmeras vezes, sempre tentando abordagens diferentes desse poder. O vilão chegou a liderar um exército de escravos irracionais e até se uniu a Thanos, em uma tentativa de se tornar mais forte com uma atualização de seu arsenal, a partir da própria tecnologia de Stark.

7. IMA (e MODOK)

Continua após a publicidade

Sigla de Ideias Mecânicas Avançadas (ou AIM, Advanced Idea Mechanics, no original em inglês), o grupo atua como se fosse um coletivo de cientistas terroristas, que não somente ameaçam Tony Stark, como também todos os heróis do Universo Marvel — mas como eles têm obsessão por superciência, a tecnologia do Homem de Ferro é muito atraente para seus planos.

A IMA também é muito conhecida por MODOK (Mental Organism Designed Only for Killing ou , o Organismo Mental Desenvolvido apenas para Matar — o “cantinho espião” da Marvel adora siglas) vilão supercomputador cabeção que já até apareceu no MCU em Capitão América: Soldado Invernal e em sua própria série de animação cômica no Hulu. A IMA foi quem criou o Cubo Cósmico, que pode alterar a realidade; e sempre tenta reproduzir a armadura do Homem de Ferro a partir da própria tecnologia roubada de Stark.

Há alguns anos, a IMA chegou a ajudar os Vingadores, mas logo essa parceria se mostrou impossível, com o grupo retornando aos seus planos sórdidos.

6. Homem de Titânio

Continua após a publicidade

O Homem de Ferro sempre foi marcado por disputas corporativas e governamentais, e, claro, durante a Guerra Fria suas aventuras eram ainda mais influenciadas por esse cenário. O Homem de Titânio é um típico exemplo disso.

Influenciados pelo Dínamo Vermelho, a resposta soviética para o Gladiador Dourado, cientistas criaram uma armadura de titânio, pilotada pelo soldado russo Boris Bullski. As tramas envolvendo o Homem de Titânio sempre tinham como real intenção destacar os valores estadunidenses e foram recorrentes durante anos — sempre com alguma atualização no traje ou nas motivações de Bullski, que, com o tempo, passou a agir por conta própria.

5. Zeke Stane

Continua após a publicidade

Quando falamos de Stark, estamos falando também de sua vaidade intelectual e de sua fome por negócios. E, além dos vilões tradicionais, o Homem de Ferro também precisa de antagonistas no mundo corporativo. E Zeke Stane, filho do rival de longa data Obadiah Stane, é um deles — Justin Hammer, que chegou a aparecer no MCU em Homem de Ferro 2, talvez possa entrar nessa colocação também.

Zeke conseguiu roubar a tecnologia dos repulsores de Stark e transformou pessoas em bombas vivas, causando ataques terroristas em todo o mundo. Ele também destruiu a casa do Homem de Ferro e quase matou Pepper Potts — sim, isso influenciou a trama de Homem de Ferro 3.

4. Dínamo Escarlate

Continua após a publicidade

Na verdade, não se trata exatamente de uma pessoa, mas sim um “conceito” em forma de armadura. É um traje usado ao longo dos anos para se contrapor ao Homem de Ferro, com direito a uma tecnologia que usa a ciência soviética para criar um neutralizador dos repulsores de reatores Arc de Stark.

Assim como o rival estadunidense, o Dínamo Escarlate evoluiu ao longo dos anos e passou a incorporar as mais variadas armas, técnicas e tecnologias, o que o coloca em pé de igualdade com o arsenal de Stark.

3. Madame Masque

Continua após a publicidade

Esta vilã vem de um legado de planos maquiavélicos contra a humanidade e os heróis. Whitney Frost (ou Giulietta Nefaria) é filha do supercriminoso Conde Nefaria, ex-chefe da organização criminosa Maggia e inimigo dos Vingadores e dos X-Men.

Assim como seu pai, Madame Masque liderou a família Nefaria na criminalidade, em especial contra o Homem de Ferro, agindo como uma sabotadora corporativa. Sua marca registrada é a máscara dourada que cobre cicatrizes em seu rosto. Embora não tenha poderes, Frost é implacável e possui um exército com poder de fogo capaz de ameaçar não somente Stark como todos os Vingadores.

2. Monge de Ferro

Continua após a publicidade

Muitos vilões já carregaram este nome contra o Homem de Ferro, mas Obadiah Stane, o original, é quem mais tem crédito. Stane, como vimos no próprio filme do Gladiador Esmeralda, tinha como planos o controle da Stark International.

Stane era dono de uma rival corporativa, Stane International, e, ao longo de sua trajetória, tornou-se um inimigo emblemático, não somente por derrotar Stark no mundo dos negócios, ao assumir a empresa do Homem de Ferro; como também no campo de combate com a armadura Monge de Ferro, inspirada no próprio traje do Vingador.

Mas Stark sempre foi mais inteligente. Criou uma armadura mais poderosa e retomou o controle dos negócios em todas as investidas. Posteriormente, Stane cometeu suicídio e seu filho, Zeke, levou adiante a “tradição familiar”.

1. Mandarim

Embora seja, sem dúvidas, o melhor vilão do Homem de Ferro, é também o mais polêmico. Isso porque sua figura asiática estereotipada, e o próprio nome, soam a cada dia como ofensivos. Por isso, houve grande mudança de sua versão original do papel, criada em 1964, para as que vimos no MCU — o Mandarim que aparece como pai de Shang-Chi. em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis, embora com alterações, é mais parecido com o clássico oponente do Gladiador Esmeralda. O Mandarim de Ben Kingsley, tornou-se uma "piada" porque, bem, ele não tem mesmo nada a ver com o original.

O Mandarim original tinha dez aneis movidos por tecnologia alienígena que possuíam 10 incríveis e diferentes poderes, que iam de raios de gelo e fogo a desintegração e rearranjo da matéria. O vilão sempre representou o que Stark mais teme em si mesmo, a fome de poder que corrompe e leva à opressão dos mais fracos para a dominação do mundo.

A trajetória do Mandarim é um pouco complicada nos quadrinhos, porque, justamente devido à sua figura e suas motivações, tornaram-se datados após a Guerra Fria e com o aumento da audiência asiática consumindo produtos da Marvel. Escritores remodelaram várias vezes o personagem e sua última aparição mais interessante foi na fase do escritor Matt Fraction, em que o Mandarim se mostrou mais como uma figura manipuladora e complexa do que aquele vilão de olhos puxados soltando raios pelos dedos.

Os anéis do Mandarim andam meio sumidos atualmente, assim como o próprio vilão, que morreu, ressuscitou e morreu de novo nos últimos anos. Mesmo sendo irregular, sempre foi o maior oponente do Homem de Ferro — e não se espante se a Marvel realizar um “banho de reboot” e ligá-lo melhor com o Shang-Chi, para seguir o que acontece nos cinemas.