Tony Stark

Antony Edward Stark, Gênio, bilionário, playboy, filantropo e Homem de Ferro
  • Nascimento

    01 de Março de 1963 em Long Island, Nova York, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$12.4 bilhões (2018)

Antony Edward "Tony" Stark é filho de Howard Stark e Maria Stark é é um prodígio desde a infância, tendo uma relação difícil com o pai quando este estava alcoolizado, problema que Tony teve de enfrentar mais para frente. Ainda que não seja algo presente nos filmes, é um fato importante nos quadrinhos.

Formou-se em engenharia elétrica e física no MIT (Massachusetts Institute of Technology) quando tinha apenas 15 anos. Aos 21 anos, com a morte de seus pais em um acidente de carro, herdou as Indústrias Stark, um complexo industrial-militar especializado em armas avançadas com contratos com o governo americano.

A primeira armadura do Homem de Ferro foi construída quando Tony Stark foi capturado por Wong Chu durante a guerra do Vietnã (originalmente), que a usou para escapar do cativeiro. Inicialmente apenas Harold "Happy" Hogan e Virginia "Pepper" Potts sabiam da sua identidade, enquanto o resto do mundo acreditava que o Homem de Ferro era um segurança de Tony.

Seguindo a cronologia dos filmes, o Homem de Ferro surgiu em 2008, onde Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., teve papéis decisivos em todos os filmes seguintes até a sua morte em Guerra Infinita (2019), um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema. Além de ser mais conhecido como Homem de Ferro, é, segundo ele mesmo, “um gênio, bilionário, playboy e filantropo”.