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As 11 melhores propagandas de celular da história; assista

Por  • Editado por Léo Müller | 

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Erick Teixeira/Canaltech
Erick Teixeira/Canaltech

Como o ditado diz que “a propaganda é a alma do negócio”, as marcas de celular entendem que é importante divulgar bem o seu produto. Por isso, ao longo dos últimos anos, as principais empresas do segmento surgiram com peças criativas, emocionantes e até mesmo provocativas contra rivais. 

Veja abaixo as 11 melhores propagandas de celular:

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1. O podcast dos celulares falantes

Provocar a Apple é um tema relativamente comum entre as marcas rivais, e o Google resolveu fazer isso por meio de um “podcast de celulares”. Na cena, uma versão personificada do Pixel 9 conversa com o iPhone 16 Pro, e o tema central é a quantidade de recursos do aparelho da Maçã. 

No entanto, percebe-se rapidamente que as funcionalidades do iPhone são “cópias” do que os celulares Android já fizeram no passado, inclusive com muitos anos de antecedência. A conversa ganha um tom passivo-agressivo, e termina com uma… cópia.

2. Seu celular pode fazer isso? 

A Samsung também entra na onda de “cutucar” o iPhone, e a argumentação mais recente da marca é a ausência de um celular dobrável da Apple.

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A propaganda do recente Galaxy Z Fold 7, mostra isso, em que o interlocutor fica de boca aberta ao ver o celular com tela ser flexível ser desdobrado. 

A propaganda mostra as supostas vantagens do Galaxy AI, recurso de inteligência artificial capaz de criar uma camiseta estampada, entre outros objetos, ao apenas realizar um desenho na tela. 

3. iPhone? iDon’t!

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A Motorola foi ainda mais direta ao apontar supostos defeitos do iPhone com a campanha para sua linha Droid, de 2009.

Neste caso, a construção é relativamente simples: com um jogo de palavras, a empresa usa a expressão “iDon’t” para apontar tudo o que o celular da Apple não fazia na época. 

Uma característica curiosa da propaganda é que ela aponta características consideradas já muito defasadas, em alguns casos tornadas obsoletas pelo próprio celular da Apple.

Afinal, o iPhone foi criticado por “não ter um teclado físico”, “não tirar fotos de 5 MP”, e “não ter bateria removível”, por exemplo. 

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4. iPhone calvo

Em 2017, a Samsung foi rápida para fazer uma provocação em relação ao design do iPhone X, famoso por ter sido o primeiro a adotar um notch na parte superior do display. Na época, a solução de design foi comparada a uma pessoa com calvície.

Como um todo, a peça ressalta vantagens da linha Galaxy S ao longo do tempo, como a presença de uma caneta stylus, porta para fone de ouvido, resistência contra água e mais. 

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5. Grudado no iPhone 

No entanto, no mundo das propagandas, a Apple não vive só de ser provocada. Uma publicidade de 2013 mostrou o iPhone 5c de uma forma emocionante para celebrar o natal. 

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Na história, uma criança parece estar muito “grudada” no celular, enquanto sua família celebra o período de final de ano.

A reviravolta é que (alerta de spoiler!), ela estava apenas usando a câmera do celular para gravar os momentos mais marcantes, que seriam mostrados na sequência. 

6. Tem um app para isso

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Em 2009, quando o universo dos smartphones ainda estava por ser descoberto por grande parte da população, a Apple precisava mostrar o alto nível de versatilidade destes dispositivos. E ela fez isso de um jeito icônico, com a frase “Tem um app para isso”. 

A peça mostra o iPhone 3G realizando diversas tarefas de produtividade, como a realização de um pagamento ou o envio de um arquivo para impressão. A frase ficou tão famosa que virou marca registrada da empresa, no mesmo ano. 

7. Nokia N96 na maré de azar

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A Nokia é outra empresa conhecida pela sua criatividade nas propagandas, especialmente na era de ouro de seus celulares durante as décadas de 1990 e 2000.

É quando se encaixa o N96, de 2008, que também teve sua versatilidade reforçada em uma publicidade de TV. 

Na história, o protagonista está tendo um dia difícil. Sua TV cai no chão e quebra, seu notebook é molhado e seus CDs jogados pela janela. A solução é o Nokia N96, capaz de cumprir todas essas funções em apenas um aparelho. 

8. O Nokia de Rubens Barrichello 

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Os comerciais da Nokia chegaram ao contexto brasileiro, e em 2003 o piloto Rubens Barrichello foi protagonista da publicidade do modelo 5100. A peça usa a relação dele com o pai para provocar emoção, ressaltando a carreira e marcos de anos anteriores. 

No final, Barrichello atende o celular logo antes de uma corrida, mostrando o design estiloso e característico do segmento de celulares da época. 

9. Como dizer “eu te amo”

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Apostando mais uma vez no tom emotivo, a Nokia lançou no mercado brasileiro uma propaganda que ressalta as diferentes formas de dizer “eu te amo”: por texto, emojis, com uma música e até mesmo falando. 

Ao mesmo tempo, a marca aproveitou para divulgar toda a sua linha de produtos da época, incluindo celulares icônicos com cores vibrantes e teclado numérico. 

10. O celular dobrável do Pelé

Em 1998, a Nokia usou o ídolo Pelé para imaginar como seria o futuro da comunicação. De forma curiosa, a marca acertou alguns palpites, com a presença do que parece ser um celular dobrável com chamada de vídeo — duas coisas inimagináveis para a época. 

A propaganda se encerra com a frase “A Nokia não sabe como será o futuro das pessoas, mas já sabe como elas vão se comunicar”. Portanto, algo que toma um caráter melancólico em um contexto atual, visto que a empresa nunca se adaptou totalmente às novas formas de comunicação com smartphones. 

11. O Baby da Telesp Celular

A Telesp Celular, antiga operadora de telefonia celular de São Paulo, resolveu lançar um aparelho próprio no final dos anos 1990. Para divulgar o produto, usou a figura de um bebê que marcou época. 

“Carros evoluem, computadores evoluem, bebês evoluem, e já estava na hora de os celulares evoluírem também”, é o que o Baby diz para introduzir o aparelho. O modelo se destacou por funcionar em um sistema pré-pago, além de ter uma proteção “flip” para o teclado numérico. 

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