Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon X Plus seria segundo chip da Qualcomm para notebooks

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Abril de 2024 às 13h58

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Tudo sobre Qualcomm

Diversos novos rumores apontam que a Qualcomm está trabalhando em um segundo processador para notebooks Windows, que pode chegar ao mercado como "Snapdragon X Plus". Acompanhante do Snapdragon X Elite na nova tentativa da gigante de oferecer uma solução para competir com a Apple, o X Plus poderia focar em laptops de menor custo, ampliando o alcance da nova arquitetura da Qualcomm e aumentando as chances de vermos o Windows On ARM ganhar força.

De acordo com as informações do portal WinFuture e do leaker Roland Quandt, que possui um histórico preciso de vazamentos, a Qualcomm está trabalhando em pelo menos dois chips adicionais para a família Snapdragon X, que atenderiam pelo nome "Snapdragon X Plus".

Os modelos são identificados internamente pelos números X1P44100 e X1P46100, e usariam o mesmo chip base de modelo SC8350 — em comparação, o X Elite usa o chip de modelo SC8380. Outro ponto citado é que as plataformas de testes estariam usando o modem Snapdragon X65 para acesso às redes 5G. A solução já foi usada no Snapdragon 8 Gen 1 e 8 Plus Gen 1 para smartphones, e no Snapdragon 8cx Gen 3 para notebooks.

Continua após a publicidade

Não há detalhes mais precisos sobre especificações ou posicionamento dessas variantes, ainda que o nome sugira que os integrantes da série X Plus sejam inferiores aos da série X Elite. Entre as apostas a respeito do que poderia diferenciar as duas séries estão uma redução na contagem de núcleos, que chega a até 12 no X Elite, clocks mais baixos e possíveis cortes em conectividade e recursos.

Complementando os dados compartilhados por Quandt, o desenvolvedor Gustave Monce, conhecido por trabalhar com projetos relacionados ao uso do Windows em smartphones Lumia, divulgou ter encontrado em repositórios da Qualcomm uma série de outros modelos do Snapdragon X Plus. Junto aos dois citados pelo WinFuture, Monce detectou os chips X1P64100, X1P62100 e X1P56100.

Ainda não há como saber as diferenças entre eles, nem mesmo se todos serão lançados, mas a existência dos códigos sinalizam que há uma variedade de componentes em testes no momento. Também é interessante destacar que as soluções da série X Plus possuem prefixo "X1P", enquanto as da série X Elite adotam o "X1E", aspectos importantes para se ficar de olho em futuros vazamentos.

Independente de quais são os planos da Qualcomm, os novos processadores para PCs Windows estão gerando grande comoção, a ponto de deixar a Microsoft confiante. Segundo relatos de fontes do site The Verge, a gigante estaria considerando a família Snapdragon X como o ponto de virada para o Windows On ARM, oferecendo "melhor desempenho que o Apple M3", e "emulação de software superior ao Rosetta 2" usado pela Apple, algo que seria essencial para permitir a popularização dos novos notebooks.

Ao que parece, a Microsoft também seria a primeira empresa a anunciar dispositivos equipados com o Snapdragon X Elite, na forma do Surface Pro 10 e Laptop 6 para consumidores — versões para empresas foram lançadas no final de março com chips Intel Core Ultra. Os avanços seriam drásticos a ponto da companhia estrear "a próxima geração do Copilot" junto aos novos aparelhos.

A apresentação dos novos Surface com Snapdragon está prevista para acontecer em 20 de maio — é provável que finalmente conheçamos todos os detalhes da linha Snapdragon X na ocasião, ainda que mais vazamentos devam surgir até lá.

Continua após a publicidade

Fonte: WinFuture (em alemão), The Verge