Publicidade

Microsoft Surface Duo é visto rodando Windows 11

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Fevereiro de 2022 às 14h40

Link copiado!

Reprodução/Gustave Monce
Reprodução/Gustave Monce
Surface Duo

Lançado em 2020, o Microsoft Surface Duo recebeu update para o Android 11 apenas em janeiro deste ano. Contudo, um desenvolvedor conseguiu executar uma versão do Windows 11, sistema operacional mais atual para PCs, no celular de tela dupla.

Gustave Monce, desenvolvedor francês do Lumia WoA Project, publicou imagens e vídeos de um Surface Duo rodando o Windows 11. No caso, foi usada uma versão do sistema operacional da Microsoft para processadores ARM64.

Continua após a publicidade

Conforme as informações do ITHome, a ideia original era levar o Windows 10 para o Surface Duo. Entretanto, após o lançamento do Windows 11, os desenvolvedores focaram os esforços no sistema operacional mais recente da Microsoft, que promete ser mais amigável com processadores de arquitetura ARM.

Originalmente, o dispositivo com tela dupla de 8,1 polegadas chegou ao mercado com uma versão adaptada do Android 10. Além disso, o celular é alimentado pelo processador Snapdragon 855 da Qualcomm e apresenta 6 GB de memória RAM.

O modelo ainda pode receber upgrade para o Android 12L, sistema operacional feito para celulares com telas maiores ou dobráveis. O software deve ser lançado em março deste ano, mas a Microsoft não confirmou se os aparelhos de display duplo terão a atualização.

Continua após a publicidade

Do outro lado, após o sucesso ao executar o Windows 11 no Surface Duo, a intenção do Lumia WoA Project será disponibilizar o SO para outros modelos. Algo que não deve ser tão difícil considerando o trabalho independente dos desenvolvedores.

Lumia WoA Project

Antes do Android e do iOS dominarem o mercado de dispositivos móveis, a Microsoft lançou uma versão do Windows para smartphones. Assim, o sistema operacional esteve presente em vários modelos até ser encerrado junto da linha Lumia com Windows 10 Mobile.

Continua após a publicidade

Devido à baixa adesão, o software foi descontinuado em 2016 e deixou muitos aparelhos sem novas atualizações. Por conta disso, o Lumia WoA Project surgiu com a proposta de disponibilizar a versão desktop do Windows 10 para celulares.

Como dito anteriormente, o grupo de desenvolvedores trabalha com uma versão do sistema operacional voltada para processadores ARM64. Então, os sistemas não oficiais são capazes de rodar programas ARM64, ARM, x86 e x64 através de emulação.

A ideia original era disponibilizar os SO para os dispositivos Lumia 950 e Lumia 950 XL, modelos flagships lançados em 2015. Entretanto, após o recente experimento com o Surface Duo, mais dispositivos móveis poderão receber o Windows 11.

Fonte: ITHome (em Chinês), Twitter/Gustave Monce, Lumia WoA Project, GizmoChina (1,2)