Primeiro MacBook com tela OLED mais brilhante pode demorar mais que o esperado

Primeiro MacBook com tela OLED mais brilhante pode demorar mais que o esperado

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 04 de Novembro de 2021 às 08h15
Apple

A Apple lançou este ano os novos MacBook Pro com tela Mini LED oferecendo um desempenho mais próximo do OLED — com pretos mais profundos e alto contraste —, mas o objetivo da marca ainda é levar a tela OLED aos seus notebooks, e parece que tal desejo dos fãs e da Apple deve demorar mais que o previsto.

Informações publicadas pelo jornal coreano The Elec revelam que a Apple teria adiado os planos de lançar um MacBook OLED em 2025, afirmando que "o grande obstáculo [da Gigante] de Cupertino em aplicar o OLED tem sido o custo."

Apple preparava lançamento de novo MacBook com tela OLED em 2025, mas planos atrasam (Imagem: Reprodução/Apple)

A Apple está buscando um novo painel com estrutura empilhada de duas camadas de emissores RGB com objetivo de dobrar o brilho da tela e aumentar a vida útil do display.

Apple quer tela OLED mais brilhante e duradoura

As atuais telas OLED são projetadas em apenas uma camada RGB, por isso a Apple tem optado pelo painel Mini LED, que é mais brilhante, controla a luminosidade por zonas e oferece pretos mais escuros que o painel LED tradicional.

Como alternativa ao OLED, Apple adota tela Mini LED com zonas de iluminação para altíssimo contraste e pretos profundos (Imagem: Reprodução/Apple)

Ainda seguindo o The Elec, a Apple estaria planejando lançar o primeiro iPad com tela OLED entre o fim de 2023 e início de 2024 utilizando a mesma solução de duas camadas empilhadas para maior brilho.

A estreia deve acontecer tanto no modelo de 12,9 polegadas do iPad Pro como no modelo mais compacto de 11 polegadas.

O desenvolvimento do painel OLED mais brilhante e de maior duração tem sido feito em parceria com as divisões de tela da LG e Samsung.

Fonte: The Elec

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.