Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o notebook HP 256 G8 vende tanto?

Por| Editado por Léo Müller | 18 de Abril de 2023 às 16h57

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Há alguns meses, avaliamos um notebook de entrada da HP, equipado com um chip Intel Core i3 de 10ª geração. Posteriormente, a marca atualizou essa máquina com o chip i3 1115G4, que é de 11ª geração. O modelo é de entrada, mas pode oferecer uma ótima relação de custo-benefício, dependendo do preço.

Apesar de usar um processador modesto, o HP 256 G8 tem poder de processamento adequado para tarefas do dia a dia. Ele é o notebook ideal para usuários básicos, que não fazem questão de alguns recursos específicos.

🛒 Compre o HP 256 G8 no Magalu

Continua após a publicidade

🛒 Compre o HP 256 G8 no Zoom

🛒 Compre o HP 256 G8 na Amazon

Pontos positivos do HP 256 G8

Design, Construção e Conectividade

Continua após a publicidade

O HP 256 G8 é grande, mas é relativamente fino e leve. O notebook é todo feito em plástico cinza escuro, tem 2 cm de espessura e pesa menos de 1,8 kg. O chassi do equipamento é todo texturizado, tanto na parte externa quanto na parte interna.

Mesmo que seu chassi seja feito de plástico, o dispositivo não é flexível e não aparenta fragilidade acima do esperado para um equipamento dessa categoria. A parte da base que acomoda o teclado, por exemplo, não afunda em um nível acima do normal.

Na parte de baixo, ele possui duas longas tiras de borracha, que servem como base de apoio. Há também uma área extensa com furos, para a entrada de ar.

Continua após a publicidade

O sistema de ventilação ainda conta outra área perfurada na parte interna da base, logo acima do teclado. Como o notebook é equipado com um chip de baixa tensão, ele é bem frio, e sua boa ventilação ajuda a mantê-lo resfriado.

Na parte de conectividade, ele conta com duas entradas USB-A, uma entrada USB-C, um conector de rede RJ-45, uma saída HDMI, um slot para cartões de memória (SD, SDHC, SDXC), uma entrada para fones de ouvido do tipo P2 (3,5 mm) e o conector do cabo de força. Como redes sem fio, ele suporta Wi-Fi dual-band (2,4 GHz e 5 GHz) com os protocolos 802.11a/b/g/n/ac (1x1) e Bluetooth 4.2.

Continua após a publicidade

Mesmo sendo um notebook simples, o HP 256 G8 oferece as conexões mais populares, o que deve agradar à maioria dos usuários que não dispõem de adaptadores extras.

Configuração e desempenho

O HP 256 G8 é equipado com o processador Intel Core i3-1115G4, que tem 2 núcleos e 4 threads, em conjunto com 8 GB de memória RAM e um SSD NVMe de 256 GB. O chip é modesto, mas oferece bom desempenho para tarefas do dia a dia, e é ideal para pessoas com mais idade, estudantes e profissionais que realizam tarefas simples.

Continua após a publicidade

Além disso, os 8 GB de memória RAM são suficientes para manter alguns aplicativos abertos em simultâneo, sem que o sistema apresente lentidão. O mesmo ocorre caso seja necessário deixar várias abas abertas no navegador. O SSD NVMe tem ótimo desempenho, e permite que o notebook seja iniciado e desligado com rapidez. Os aplicativos também abrem com agilidade.

Outro ponto positivo é que a máquina é capaz de rodar alguns jogos leves relativamente bem. Eu consegui jogar Dirt Rally em HD (720p), com a maioria das opções gráficas no médio, e o resultado foi bem satisfatório.

Para edição de vídeos e imagens, o HP 256 G8 só é indicado para projetos bem simples. Embora o notebook não esquente acima do normal, pode ser que ele leve muito mais tempo que o habitual para executar tarefas de edição. É um quebra-galho, e não a máquina ideal para esse tipo de atividade. Até porque a tela do dispositivo não ajuda, como vou comentar mais adiante.

Continua após a publicidade

Infelizmente, a HP não informa se o notebook oferece a possibilidade de upgrade do armazenamento. Ele sai de fábrica com um pente de memória RAM de 8 GB, e pode receber mais um pente de até 8 GB, para totalizar 16 GB de memória.

Bateria

O HP 256 G8 tem bateria de 41 Wh, e sua fonte de alimentação tem potência de 45 W. Essas capacidades estão na média para um notebook desta categoria.

Continua após a publicidade

Contudo, como o processador do dispositivo tem desempenho modesto, isso acaba contribuindo para que a máquina tenha uma boa autonomia. Em meus testes, a bateria do HP 256 G8 durou pelo menos umas 4 horas em uso moderado, enquanto eu editava textos no Google Docs e via alguns vídeos no YouTube.

Eu usei a máquina com o esquema de energia no modo balanceado. Se o usuário estiver realizando tarefas simples, como editar documentos no Word e quiser que a bateria dure mais, pode optar pelo modo de “economia de energia”. O carregador do notebook não é grande, nem pesado, o que facilita seu transporte.

Pontos negativos do HP 256 G8

Continua após a publicidade

Upgrade

Não ficou claro se o HP 256 G8 permite a instalação de um SSD extra. Caso ele realmente não permita a expansão do armazenamento, seu uso pode ficar limitado, afastando alguns possíveis compradores.

Como citei anteriormente, a HP confirma apenas a possibilidade de instalar mais um pente de memória RAM. Dessa forma, apesar de dobrar a memória RAM não causar tanto impacto no desempenho da máquina, essa capacidade extra ao menos permite que o usuário possa utilizar mais aplicativos abertos ao mesmo tempo, sem que a máquina fique lenta.

Tela

Continua após a publicidade

Eu coloquei a tela do HP 256 G8 como um ponto negativo por razões óbvias: o painel é do tipo TN, e a resolução é HD (1366 x 768 pixels). Painéis TN apresentam fidelidade de cores bem ruim, o que piora ainda mais por causa do baixo ângulo de visão. Se o usuário não ficar exatamente de frente para a tela – e sem inclinar muito a tela para trás –, as cores, o brilho e o contraste ficam bem distorcidos.

Já a resolução HD oferece nitidez bem abaixo da resolução Full HD. É possível ver claramente os pixels formando as imagens e as fontes, seja na interface do Windows ou em páginas web. Isso só não será um incômodo se o usuário nunca teve um notebook com tela Full HD antes.

Por esses motivos que eu alertei anteriormente que a tela do notebook não ajuda em tarefas como edição de imagens e vídeos, ainda mais se houver uma preocupação com a fidelidade de cores. No mais, a tela do HP 256 G8 tem 15,6 polegadas, que é considerado um bom tamanho para a maioria dos usuários.

Continua após a publicidade

Usabilidade

O HP 256 G8 não traz recursos especiais de software, mas inclui vários aplicativos da HP para realizar funções diversas. Tirando a parte do suporte, o resto pode ser feito por meio das ferramentas do Windows.

Mas o que eu considero um ponto negativo, na verdade, é a inclusão de outros programas desnecessários que podem deixar o notebook lento ou drenar a bateria. Alguns exemplos de apps que vêm instalados no notebook são: MyHP, ExpressVPN, McAfee Security, Microsoft Office, além de serviços em promoção.

Não há nenhuma necessidade de incluir um antivírus em um notebook, pois há anos o Windows tem sua própria ferramenta de segurança. O Office também não faz sentido, já que ele não é gratuito. Durante o tempo que passei com o notebook, eu desinstalei todo o lixo desnecessário que vem instalado por padrão.

Sobre a resolução HD, ela tem quase a metade da densidade de pixels da resolução Full HD. Por isso, tudo que é exibido na tela fica maior. Sendo assim, usuários que já tiveram notebooks com tela Full HD, certamente vão perceber que as imagens em uma tela HD ficam maiores, o que reduz o espaço útil para trabalhar.

Pontos neutros do HP 256 G8

Som e Webcam

Como um notebook de entrada, o HP 256 G8 oferece um som básico, cujos alto-falantes ficam na parte de cima, reduzindo a possibilidade de serem abafados. O áudio condiz com a categoria do produto.

O mesmo ocorre com a webcam, que tem resolução HD e sofre com a baixa qualidade, principalmente em ambientes pouco iluminados. Contudo, para um notebook desse porte, o acessório tem bom desempenho.

Teclado e Touchpad

O teclado e o touchpad do HP 256 G8 também oferecem desempenho dentro do esperado para esse tipo de notebook. O layout do teclado é o ABNT2, e as teclas são bem espaçadas, mas poderiam ser melhor posicionadas, principalmente as setas direcionais.

Já o touchpad tem tamanho adequado, boa precisão e conta com dois botões que simulam os botões esquerdo e direito do mouse, além de suportar comandos com duplo toque.

O HP 256 G8 ainda vale a pena?

O HP 256 G8 é um notebook de entrada, e, por isso, custa menos que modelos intermediários. O equipamento tem boa construção e visual agradável, além de boa conectividade. O desempenho da máquina serve bem a usuários básicos, que não focam em atividades pesadas, o que inclui estudantes e profissionais que usam apenas apps de escritório.

A bateria pode ter uma boa autonomia, principalmente se o usuário desinstalar o software desnecessário que vem instalado por padrão na máquina. Isso também deve ajudar no desempenho geral do dispositivo.

O modelo pode sim valer a pena se estiver com preço adequado. Não podemos prever o comportamento do mercado, mas, de acordo com o histórico de preços do Zoom, o HP 256 G8 já chegou a custar cerca de R$ 2.400. Se o HP 256 G8 estiver com valor muito acima disso, talvez seja melhor procurar outro modelo.

🛒 Compre o HP 256 G8 no Magalu

🛒 Compre o HP 256 G8 no Zoom

🛒 Compre o HP 256 G8 na Amazon