Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o Samsung Book KH2BR vende tanto?

Por| Editado por Léo Müller | 03 de Abril de 2023 às 10h10

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Com a popularização do trabalho via home office nos últimos anos, o mercado de notebooks ganhou novo fôlego. Mesmo com a diversidade de modelos disponíveis, há alguns que se destacam, atraindo maior atenção do público. Por isso, vamos explicar o que o Samsung Book KH2BR tem de especial, já que ele é um dos notebooks mais vendidos do Brasil.

Nós analisamos o Samsung Book KH2BR em meados do ano passado. O dispositivo chamou nossa atenção, tanto por características boas quanto por outras não tão legais. Agora, vamos reavaliar sua configuração, destacando seus recursos e falhas, para tentar indicar as razões pelas quais esse notebooks faz tanto sucesso.

🛒 Encontre os melhore produtos em promoções incríveis no Canaltech Ofertas

Continua após a publicidade

Pontos positivos do Samsung Book KH2BR

Design e conectividade

O Samsung Book KH2BR chama a atenção por ser relativamente fino e ter linhas retas. Ele apresenta um visual limpo, discreto e bem elegante, sendo disponibilizado em duas cores: branca e chumbo. Sua tampa possui um vão que permite a abertura com apenas uma das mãos. Já o peso do equipamento fica na média para notebooks intermediários, com seus 1,8 kg.

Em questão de conectividade, o Samsung Book KH2BR oferece as conexões mais populares, e consegue ser versátil.

Continua após a publicidade

Ele tem duas entradas USB-A, sendo uma 2.0 e uma 3.1, uma entrada USB-C compatível com passagem de vídeo, uma saída HDMI, um conector de rede RJ45 e um leitor de cartões microSD. Há ainda uma entrada híbrida para fones de ouvido e microfone, além da trava de segurança e a entrada de energia. Como conexões sem fio, o notebook conta com Bluetooth 5.1 e Wi-Fi dual-band.

A questão da conectividade é muito importante para alguns usuários, que querem se certificar que poderão começar a utilizar seus dispositivos conectados ao notebook assim que retirá-lo da caixa. Para alguns consumidores, por mais que seja fácil encontrar dongles USB para expansão da conectividade, há sempre uma dúvida em relação à compatibilidade e qualidade desses acessórios comprados à parte.

Nesse sentido, o Samsung Book KH2BR oferece uma boa gama de conexões, facilitando sua imediata utilização após ser ligado pela primeira vez.

Continua após a publicidade

Configuração e desempenho

O Samsung Book KH2BR é equipado com um processador Intel Core i5-1135G7, 8 GB de memória RAM e tem SSD NVMe de 256 GB. É uma configuração comum para um notebook intermediário encontrado no Brasil a partir de 2022.

O ponto de destaque fica por conta do desempenho geral que esta máquina entrega, já que a Samsung optou por liberar todo o poder de processamento do chip usado em sua montagem.

O modelo é indicado para atividades do dia a dia e rodar aplicações de escritório. O poder de processamento extra dá ao Samsung Book KH2BR a possibilidade de executar software mais pesado, como os voltados para edição de vídeos e imagens. Contudo, o ideal é que seja usado somente para projetos simples, quando estiver executando tarefas mais pesadas. Até porque o equipamento não dispõe de um sistema de refrigeração avançado.

Continua após a publicidade

O Samsung Book KH2BR possui placa de vídeo integrada, proveniente do chip da Intel. Por isso, ele não é um equipamento voltado para jogos. Os gráficos integrados Iris Xe permitem apenas a execução de jogos bem simples, e rodando com qualidade gráfica baixa. O fato de ter um pente de memória RAM em single channel também não ajuda no desempenho da placa de vídeo integrada, mas a diferença não seria significativa de qualquer maneira.

Upgrade facilitado

Uma característica que limita bastante os notebooks é a questão da expansibilidade. Na maioria das vezes, as configurações padrão das máquinas já são limitadas por oferecerem pouca memória RAM e pouco armazenamento. Esse problema piora quando o notebook não tem possibilidade de upgrade.

Continua após a publicidade

No caso do Samsung Book KH2BR, ele conta com o recurso de “fácil upgrade”, comum a toda linha Samsung Book.

Por isso, o modelo conta com slots para a expansão da memória RAM e a instalação de um SSD extra na parte de baixo. O notebook pode chegar ao total de 32 GB de RAM, uma quantidade de memória excelente para usuários que precisam manter muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo, ou várias instâncias de navegadores com muitas abas abertas.

Como o notebook pode receber mais um SSD, ele se torna uma opção adequada para usuários que precisam armazenar uma grande quantidade de arquivos e não querem investir no armazenamento em nuvem. Logo, o espaço interno que vem por padrão poderá ser destinado exclusivamente ao sistema operacional e aos programas.

Continua após a publicidade

Usabilidade

Os aparelhos da linha Samsung Book possuem uma suíte de aplicativos que fazem parte do ecossistema Samsung Galaxy. Pode não ser um ponto positivo para alguns usuários, mas os donos de smartphones Galaxy poderão tirar vantagem desses aplicativos, que ajudam na integração com seus dispositivos móveis.

Bateria

Mesmo oferecendo um bom desempenho, o Samsung Book KH2BR possui bateria com boa duração. A autonomia do equipamento não se destaca frente a modelos com processadores Core i3 de mesma geração, mas, considerando o poder de processamento extra no modelo, podemos dizer que ele se sai bem quanto ao consumo energético.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o ideal é que o notebook seja usado com o esquema de energia no modo “balanceado”. Se você estiver focando em atividades mais leves, como navegação na internet ou digitação de textos, pode optar ainda pelo esquema de energia no modo “melhor eficiência energética”. Isso ajuda a preservar a carga da bateria e sua vida útil.

Pontos negativos do Samsung Book KH2BR

Construção

O Samsung Book KH2BR possui corpo inteiramente em plástico, que não é dos mais rígidos. O chassi do dispositivo pode ser envergado se forçado com as mãos, o que pode colocar alguns usuários em estado de “alerta” quanto à sua construção.

Continua após a publicidade

Sendo assim, é melhor não deixar o equipamento em cima de lugares de possíveis acidentes, como camas ou cadeiras, nem repousar objetos sobre sua tampa.

Tela

A tela do Samsung Book KH2BR é seu ponto negativo mais evidente. A tela do dispositivo tem painel do tipo TN, que, especialmente em notebooks, apresenta qualidade muito baixa. O painel TN é conhecido por ter cores lavadas, baixo nível de brilho e baixo nível de contraste. Além disso, há ainda o péssimo ângulo de visão, que faz com que as cores fiquem ainda mais distorcidas a depender da posição que o usuário está em relação à tela.

Continua após a publicidade

Dito isso, ressaltamos que o Samsung Book KH2BR não é um notebook adequado para usuários que pretendem focar na visualização de filmes e séries, a não ser que eles realmente não se importem com boa qualidade de imagem.

No mais, a tela é espaçosa, com suas 15,6 polegadas, e também apresenta nitidez dentro da média, por sua resolução Full HD.

Som e webcam

De maneira geral, notebooks não possuem som de boa qualidade. As limitações físicas desse tipo de dispositivo não permitem que eles sejam equipados com alto-falantes potentes e refinados, salvo sob raras exceções.

Continua após a publicidade

No Samsung Book KH2BR a qualidade do som está na média para um notebook intermediário, mas o volume é um pouco baixo. Vale a pena investir em um fone de ouvido ou um par de caixas de som.

Já a webcam tem qualidade bem baixa, funcionando como um mero quebra-galho em reuniões de trabalho cotidianas. Se você precisar realizar videoconferências mais elaboradas, considere a compra de uma webcam à parte.

Pontos neutros do Samsung Book KH2BR

Teclado e touchpad

No review que fiz do Samsung Book KH2BR, eu coloquei o teclado como ponto negativo, mas entendo que isso pode ser uma questão pessoal. Eu não curti o fato de as teclas terem perfil muito baixo. Além disso, alguns caracteres foram reposicionados de maneira que dificulta a digitação, como a “interrogação” que foi parar junto com “w” na mesma tecla, por exemplo.

Há ainda um ponto negativo que pode ser considerado pela maioria dos usuários, como a falta de retroiluminação. Felizmente, o teclado possui um pad numérico e layout ABNT2.

Já o touchpad é espaçoso, tem boa precisão e é compatível com comandos de atalho, apesar de não ter botões físicos.

O Samsung Book KH2BR vai durar alguns anos na sua mão

Como pudemos observar, o Samsung Book KH2BR está longe de ser um notebook intermediário perfeito. O modelo apresenta diversos problemas comuns a outros modelos de mesma categoria vendidos no mercado nacional, como a tela TN, construção em plástico maleável e webcam muito fraca.

No entanto, o Samsung Book KH2BR possui pontos positivos muito importantes, como bom desempenho, boa autonomia de bateria, design elegante e ampla conectividade.

Além disso, seu maior trunfo é o recurso de fácil upgrade, que permite ao usuário expandir a memória RAM e o armazenamento de maneira simples, e sem interferir na garantia do equipamento.

Considerando que a maioria das pessoas compra um notebook para ficar bastante tempo com o produto, um modelo com upgrade facilitado faz muito sentido, ainda mais para usuários brasileiros. E essa possibilidade de poder expandir a memória RAM do notebook ainda melhora bastante sua capacidade para multitarefa.

Atualmente, o Samsung Book KH2BR pode ser encontrado a partir de R$ 2.970. De acordo com o histórico de preços do Zoom, o valor mais baixo que o notebook atingiu nos últimos três meses, foi R$ 2.743, no dia 15 de março.

🛒 Compre o Samsung Book KH2BR no Magalu

🛒 Compre o Samsung Book KH2BR no Zoom

🛒 Compre o Samsung Book KH2BR na Amazon