Publicidade

6 melhores notebooks gamer para comprar em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Novembro de 2023 às 16h30

Link copiado!

Victor Lenze/Canaltech
Victor Lenze/Canaltech

2023 já está chegando ao fim e esse é o momento perfeito para fazer compras e finalmente aposentar aquele notebook antigo e cheio de travamentos. O fim de um ano e o começo de outro reúne diversas ofertas de notebooks gamer baratinhos e até mesmo aqueles laptops extraordinários para quem não tem problemas no orçamento e quer ter a melhor máquina disponível.

Seguindo essa linha, o Canaltech listou os seis melhores notebooks gamer para comprar em 2023 e dar adeus ao desempenho ruim nos jogos.

6. Lenovo Gaming 3i: Notebook gamer barato

Continua após a publicidade

O Lenovo Gaming 3i é um dos notebooks gamer mais populares no mercado brasileiro e certamente é uma opção interessante para usuários mais básicos. O modelo foca em amplo custo-benefício, oferecendo configurações de entrada, como processador Intel Core i5-11300H, 8 GB, SSD de 512 GB e uma GeForce GTX 1650 como placa de vídeo.

As configurações são básicas para os padrões de games atuais, que são exigentes tanto em CPU quanto GPU. No entanto, a máquina é capaz de rodar jogos em qualidade baixa e resolução Full HD ou HD a 30 FPS. Nesse cenário, games multiplayer como Valorant, League of Legends, Apex Legends, Fortnite e CS 2 vão performar de maneira adequada no aparelho.

O Lenovo Gaming 3i é um notebook gamer indicado para quem possui um orçamento limitado e não pode realizar investimentos mais altos. Pelo preço em conta, o produto é uma opção segura para jogadores menos exigentes.

Continua após a publicidade

🛒 Compre o Lenovo Gaming 3i por um bom preço na Kabum!

5. Acer Nitro 5: Notebook gamer de entrada da AMD

Uma boa opção de notebook gamer para qualquer época do ano é o Acer Nitro 5. A linha de notebooks da Acer é uma das mais famosas do varejo brasileiro, e a fabricante vende diversas versões diferentes. Um dos mais interessantes é o Acer Nitro 5 AN515-47-R5SU, equipado com um processador AMD Ryzen 5 7535HS, 8 GB de RAM e uma GeForce RTX 3050 na parte gráfica.

As especificações são boas o suficiente para os jogadores que querem ter uma margem de desempenho maior, principalmente por conta da RTX 3050. A GPU é a mais básica da família RTX 3000 e consegue entregar um nível de performance bom para games em Full HD, qualidade média e/ou alta a 30 ou 60 FPS. A placa ainda possui compatibilidade com DLSS, que permite um upgrade de desempenho na taxa de quadros, tornando a jogatina mais fluida em cenários complicados.

Continua após a publicidade

No entanto, vale apontar que esse Acer Nitro 5 é integrado com o sistema operacional Linux, principalmente para baratear os custos. Nesse sentido, é bom pensar em investir em uma chave do Windows 10 ou 11, uma vez que o sistema da Microsoft tem ampla compatibilidade com todos os games. A tela é Full HD e conta com taxa de atualização de 144Hz, ideal para jogos competitivos.

🛒 Compre o Acer Nitro 5 com processador AMD Ryzen em oferta na Kabum!

🛒 Compre o Windows 11 Home por um preço imperdível na Kabum!

Continua após a publicidade

4. Acer Nitro 5: Notebook gamer de entrada da Intel

O Acer Nitro 5 também possui versões com processadores da Intel. O Acer Nitro 5 é a versão do time azul e vem com Core i5-12450H, que traz uma arquitetura híbrida com contagem de núcleos superior, mas mantém os 8 GB de memória RAM, 512 GB de SSD e a RTX 3050.

A CPU da Intel trabalha com um perfil de funcionamento diferente. Justamente por ter mais núcleos, o processador é indicado para quem pretende jogar e realizar livestreams. Jogos de mundo aberto complexos, como Warzone ou Red Dead Redemption 2, podem se beneficiar dessa contagem adicional de núcleos, tornando o aparelho mais robusto no longo prazo.

Continua após a publicidade

Essa versão do Acer Nitro 5 já conta com o Windows 11 como sistema operacional nativo. Dessa forma, não é preciso se preocupar em instalar um novo SO para ganhar compatibilidade em games, mas o preço é um pouco mais alto.

🛒 Compre o Acer Nitro 5 com processador Intel Core com desconto na Kabum!

3. Gigabyte G5: Notebook intermediário de respeito

Subindo um degrau na lista, o Gigabyte G5 ocupa o cargo de notebook gamer intermediário premium para os jogadores mais ousados. Isso acontece porque esse laptop traz uma GeForce RTX 4060 e um Intel Core i5-12500H, SSD de 512 GB e 16 GB de memória RAM já integrados.

Continua após a publicidade

A combinação do Core i5 com a RTX 4060 vai proporcionar uma jogatina em qualidade ultra na resolução Full HD a 60 FPS. O notebook é uma boa opção para os jogadores que querem uma máquina mais potente para aguentar todos os novos lançamentos, principalmente com a ajuda do DLSS 3. Aliás, esse recurso pode ser muito bem utilizado na resolução Quad HD para aqueles que desejam mais definição de imagem durante os jogos.

Por falar em resoluções, o Gigabyte G5 possui uma tela Full HD com taxa de atualização de 144Hz. Ademais, conta com tecnologia de som espacial DTS: X Ultra para melhorar a experiência ao jogar ou assistir filmes e séries.

🛒 Compre o Gigabyte G5 pelo melhor preço na Kabum!

Continua após a publicidade

2. Avell A52 ION: Notebook para jogar e trabalhar

Nem só de jogos vive o gamer, afinal de conta os jogadores precisam trabalhar para comprar os novos lançamentos da indústria. Por esse motivo, o Avell A52 ION é uma boa escolha para quem precisa de uma máquina competente nos joguinhos e nas atividades profissionais. Um dos destaques dessa combinação é o visual sóbrio e sutil, perfeito para aqueles que desejam um produto menos chamativo e com uma pegada mais minimalista.

As especificações não deixam a desejar, uma vez que incluem um Intel Core i7-12650H, 16 GB de memória RAM e uma GeForce RTX 4050 como GPU. Assim, será possível rodar games em qualidade média/alto em Full HD a 60 FPS ou até mesmo melhorar as configurações gráficas com a ajuda do DLSS 3 e jogar com mais fluidez.

Continua após a publicidade

Para trabalhar, a máquina vai suprir as demandas de modelagem 3D, programação, desenvolvimento, etc. Esse é um bom notebook para arquitetos, engenheiros e outros profissionais que precisam trabalhar em softwares como o AutoCAD, Maya, SketchUp e assim por diante.

🛒 Compre o Avell A52 Ion em oferta na Kabum!

1. ASUS ROG Strix G16: Notebook gamer topo de linha

Deixando o melhor para o final, o notebook gamer topo de linha recomendado pelo Canaltech é o ASUS ROG Strix G16, um dos modelos mais parrudos disponíveis no Brasil. Logo de cara, o visual gamer já mostra a força do dispositivo, cheio de LEDs RGB e adornos na carcaça, inclusive com uma faixa de luz potente nas laterais.

Continua após a publicidade

Internamente, o Asus ROG Strix G16 é formidável e conta com um processador Intel Core i9-13980HX, 32 GB de memória RAM e uma GeForce RTX 4070. Essa configuração é perfeita para quem pretende jogar em qualidade máxima na resolução Quad HD ou até mesmo para aqueles que querem se aventurar em 4K ao reduzir um pouco da qualidade, ou ativar o DLSS 3 e tecnologias similares.

Outro ponto importante é a tela, uma vez que o ROG Strix G16 possui um display de 16 polegadas Quad HD+ (2560x1600) com taxa de atualização de 240Hz e 100% da cobertura de cores DCI-P3. Ou seja, além das qualidades técnicas avançadas, o modelo possui uma tela para ninguém botar defeito e que ainda pode ser ótima para profissionais do ramo audiovisual.

🛒 Compre o ASUS ROG Strix G15 em promoção na Kabum!