Western Digital se tornará maior fabricante de memórias NAND do mundo
Por Daniel Trefilio • Editado por Jones Oliveira |
A Western Digital e Kioxia anunciaram fusão que está prevista para ser concluída ainda em outubro. Juntas, as empresas vão representar a maior fabricante de memórias NAND do mundo — hoje, esse posto é da Samsung, que detém 31,1% de market share.
Após o acordo, a Western Digital contará com 51% das ações do novo conglomerado, enquanto os 49% restantes serão distribuídos entre os acionistas da Kioxia. É importante ressaltar que a Toshiba é acionista majoritária da Kioxia, com 40% de suas ações, ficando com 19,6% das cotas do grupo quando a fusão for concluída.
Maior conglomerado do segmento
Com o acordo entre Western Digital e Kioxia, as empresas combinadas contarão com 34,3% de representação no mercado de memórias NAND, assumindo o primeiro lugar do segmento. Além de ultrapassar a Samsung, isso é praticamente o dobro da participação da SK Hynix, que fechou o segundo trimestre de 2023 com 17,8% de participação no mercado.
Mesmo com um salto considerável no setor de semicondutores, a consolidação não oferece riscos à competitividade do segmento, nem configura práticas de concorrência desleal. No entanto, ainda é possível que órgãos chineses criem empecilhos para a transação, considerando o atual cenário de instabilidade política e sansões comerciais ao país no setor de semicondutores.
Segundo um consórcio entre bancos japoneses e o Banco de Desenvolvimento do Japão, caso aprovado, o acordo ainda deve render ao país um pacote econômico de aproximadamente US$ 12,7 bilhões.
Fonte: Kyodo News