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Western Digital sofre ciberataque e derruba parte de seus sistemas

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

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A Western Digital começou esta semana confirmando ser vítima de um ataque cibercriminoso. De acordo com a fabricante de armazenamento, o golpe em questão levou ao comprometimento de dados internos, depois que indivíduos não autorizados conseguiram acesso a seus sistemas internas. Enquanto os trabalhos de recuperação e mitigação acontecem, algumas das plataformas digitais da companhia podem ter indisponibilidade.

Um exemplo disso seria o serviço My Cloud, plataforma de computação na nuvem que integra dispositivos e armazenamento online, possibilitando o acesso a arquivos pela internet. O sistema se encontra fora do ar desde domingo (02), com a Western Digital prometendo dar mais detalhes ainda nesta segunda-feira (03).

O mesmo também vale para o incidente cibernético em si, que ainda se encontra em suas etapas iniciais de investigação. De acordo com a fabricante, a brecha em seus sistemas foi identificada no final de semana passado, em 26 de março, com os esforços de resposta sendo aplicados imediatamente. Ainda assim, a companhia indicou precisar de mais tempo para entender, principalmente, o caráter dos dados comprometidos.

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A marca não falou, por exemplo, se as informações são meramente internas ou se informações de clientes também estão disponíveis. Da mesma forma, não existem informações sobre eventuais vazamentos ou mau uso destes dados, enquanto a Western Digital trabalha internamente e também ao lado de autoridades para investigar o caso.

Ao mesmo tempo, a empresa disse estar focada nos esforços de recuperação dos serviços impactados pelo ataque, assim como na localização do vetor de entrada que levou ao comprometimento das informações. A promessa é de novas divulgações sobre o caso ao longo do tempo, enquanto, até este momento, não foram dadas recomendações de segurança a usuários ou eventuais medidas que eles possam tomar para proteger suas contas, caso elas estejam em risco.

Não existe previsão de retorno da plataforma de cloud computing da Western Digital, o que acaba impedindo não apenas o acesso dos usuários a seus arquivos na nuvem, como também o funcionamento pleno de produtos que englobam carregamento e backup automático da marca. Sistemas de autenticação, e-mails e notificações para apps da marca também não estão funcionando até o momento em que essa reportagem é escrita.

Fonte: Western Digital (BusinessWire)