Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Western Digital planeja lançar HDD de 28 TB em 2025

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Agosto de 2023 às 11h35

Link copiado!

Reprodução/Western Digital
Reprodução/Western Digital
Tudo sobre Western Digital

A Western Digital anunciou nos últimos dias que planeja lançar um HDD (disco rígido) com capacidade de 28 TB. Em 2022, a companhia especializada em armazenamento já havia lançado um modelo de 26 TB, voltado para supercomputadores e data centers.

O anúncio foi feito em uma reunião de investidores da empresa, que também apresentou detalhes sobre um roadmap a respeito de futuros lançamentos e a intenção de criar modelos com mais de 32 TB no futuro.

O HDD de 28 TB usará as tecnologias de fabricação ePMR (Energy-assisted perpendicular magnetic recording) de 2ª geração e a UltraSMR (shingled magnetic recording) para permitir que tamanha capacidade de armazenamento consiga ser integrada a uma única unidade de armazenamento.

Continua após a publicidade

Isso deve permitir melhorias de escrita com mais densidade em até 20%. O ePMR foi utilizado pela primeira vez em 2020 e a expectativa é que a segunda geração da tecnologia faça uma espécie de sobreposição de camadas para guardar mais dados no mesmo espaço físico dentro do componente.

HDs de 23 TB usarão produção HAMR via calor

A Seagate é outra companhia que vêm investindo pesado em discos rígidos com cada vez mais espaço interno e deve lançar um modelo com 32 TB no início de 2024. Para contornar a rival, a Western Digital já planeja modelos com capacidade igual ou superior, utilizando a tecnologia HAMR (Heat-assisted magnetic recording), que usa calor para acomodar bits menores e mais estáveis através da gravação via laser de diodo.

"Este produto de ponta [HDD de 28 TB] é construído sobre o sucesso de nossas tecnologias ePMR e UltraSMR com recursos e confiabilidade dos nossos clientes em todo o mundo. Estamos organizando este produto para qualificação rápida e aumento conforme a demanda melhora. [...] Então, o próximo passo no planejamento é passar de 20 TB para 30 TB+ com um conjunto de tecnologias em torno de ePMR, OptiNAND, Ultra SMR. Ainda temos mais alguns passos a percorrer", comentou David Goeckler, chefe executivo da WD.

Como já era de se esperar, HDDs dessa magnitude não estarão disponíveis para o consumidor doméstico. O foco é enviar esses modelos para equiparem máquinas parrudas, como servidores e HPCs. O disco rígido de 28 TB da Western Digital só deve ser lançado a partir de 2025, enquanto o modelo de 32 GB com HAMR ainda vai demorar um bom tempo.

Fonte: Tom's Hardware e ArsTechnica