Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

HMD terá aporte de Google e Qualcomm para desenvolver celulares 5G da Nokia

Por| 11 de Agosto de 2020 às 12h40

Link copiado!

HMD terá aporte de Google e Qualcomm para desenvolver celulares 5G da Nokia
HMD terá aporte de Google e Qualcomm para desenvolver celulares 5G da Nokia
Tudo sobre Nokia

A HMD Global, empresa que fabrica e comercializa smartphones da marca Nokia, anunciou nesta terça-feira (11) que arrecadou US$ 230 milhões em uma nova rodada de investimento de alguns de seus principais parceiros, entre eles o Google, Qualcomm e a própria Nokia. Entre os objetivos do aporte está o desenvolvimento de celulares 5G em diversas faixas de preço.

Em comunicado, a HMD informa que o investimento impulsiona a sua visão estratégica em quatro áreas principais:

Primeiro, expandir a presença nos principais mercados em crescimento - como as operações iniciadas recentemente no Brasil, bem como reforçar as operações no continente africano e na Índia; segundo, tornar o 5G acessível aos consumidores em todo o mundo, com ênfase em fortes parcerias com operadoras dos EUA.

A terceira área envolve realizar a transição para as ofertas digitais como parte da realidade pós-COVID. Por fim, o financiamento vai fortalecer ainda mais a posição da empresa - indo além do hardware, para se tornar um provedor completo de serviços móveis. Este ano, a companhia lançou seu serviço global de roaming de dados, o HMD Connect, aprimorou seus recursos de segurança cibernética móvel com a aquisição de ativos da Valona Labs e construiu áreas dedicadas em software, segurança e serviços com um novo Centro de Excelência em pesquisa e desenvolvimento em Tampere, na Finlândia.

Continua após a publicidade

Florian Seiche, presidente-executivo da HMD, afirmou que o sucesso da rodada de financiamento - a maior desde a fundação da empresa, com sede na Finlândia, no final de 2016 - validou sua estratégia de trabalhar em estreita colaboração com parceiros em software e hardware. "Desde o início, a HMD Global construiu um vínculo formidável com nossos parceiros estratégicos. Tendo já estabelecido sua confiança e respaldo, esse investimento adicional valida ainda mais nossa estratégia de negócios a longo prazo e é uma evidência de nossa missão coletiva de tornar a tecnologia móvel moderna acessível a todos", afirmou o executivo.

"Segurança e confiabilidade são os pilares da nossa oferta e garantimos que estamos usando esses fundos para proporcionar as melhores experiências que as pessoas esperam de um telefone Nokia", continuou ele. "Permanecemos fiéis às nossas raízes finlandesas e às características que fazem nossos clientes confiarem nos telefones Nokia. Com o apoio de nossos parceiros, estou realmente empolgado com o próximo capítulo dos nossos aparelhos”.

Seiche não revelou quanto cada empresa investiu individualmente, mas afirmou que os aportes dos três foram “cada um, uma parte muito importante do total”. O primeiro aparelho 5G da HMD - o Nokia 8.3 5G - estará à venda no mês que vem. O CEO da HMD afirmou que investimento aceleraria o desenvolvimento de aparelhos 5G da HMD a preços mais baixos. “Acreditamos que o segundo semestre deste ano verá um conjunto mais amplo de telefones 5G no mercado e acreditamos que o boom de modelos [5G] na faixa intermediária acontecerá, provavelmente, no primeiro semestre do próximo ano”, disse ele.

Continua após a publicidade

A HMD também continuará a investir em celulares convencionais de baixo preço (os feature phones) e a aprofundar seus relacionamentos com operadoras nos mercados da África, Índia e Brasil. À agência de notícias Reuters, Seiche afirmou que a crise da COVID-19 impactou as vendas, mas a demanda "voltou com bastante força" em maio e junho, e a empresa voltou à lucratividade em junho.

"Nosso modelo de negócio único, baseado em uma implantação global de ativos leves e fortes parcerias com os melhores do setor, está entrando em um novo nível de maturidade com o apoio formal e o voto de confiança dos alguns dos mais icônicos e influentes fabricantes de dispositivos móveis do mercado", disse Jean-Francois Baril, presidente executivo e cofundador da HMD Global. "Estou extremamente orgulhoso de nossas conquistas significativas até o momento e também emocionado com a imensa oportunidade que nos é dada para acelerar nossa jornada em direção à excelência”.

Os smartphones da HMD rodam o Android One do Google, uma versão "pura" do sistema operacional mobile do Google, que promete três anos de atualizações de segurança e dois anos de atualizações do SO. Segundo a empresa, em declarações anteriores, esse será um dos principais diferenciais para competir com marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi, principalmente em mercados onde os modelos intermediários predominam, como é o caso do Brasil.

Continua após a publicidade

“O Google está oferecendo uma experiência semelhante em sua própria linha de Pixel e somos um complemento perfeito para suas próprias iniciativas”, disse Seiche. “Eles estão focados em menos regiões e canais selecionados; somos muito mais amplos e também estamos presentes em mercados emergentes ”.

Desde que a empresa iniciou suas operações em 2016, a HMD Global está presente em 91 mercados - divididos em oito regiões. Seus produtos estão disponíveis em 250 mil pontos de venda e a empresa atingiu o número de 240 milhões de telefones vendidos até o momento.

Com informações da Reuters