Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dona do Tinder processa Google contra regras de cobrança da Play Store‎

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Maio de 2022 às 12h10

Link copiado!

Reprodução/Obi - @pixel6propix/Unsplash
Reprodução/Obi - @pixel6propix/Unsplash

A empresa de apps de namoro Match processa a ‎Alphabet, dona do Google, sob acusação de concorrência desleal ao impor regras na loja de aplicativos Play Store, segundo a Bloomberg. A Match, que atua com plataformas como Tinder e OkCupid, diz que o Google exige que os desenvolvedores de apps usem seu sistema de cobrança em aparelhos Android. ‎

Para a Match, o Google infringe leis federais dos Estados Unidos com a medida. ‎"Há dez anos, o Match Group era parceiro do Google. Agora somos reféns", disse a empresa em uma queixa apresentada na segunda-feira (9) no tribunal federal do norte da Califórnia.

Esta é mais uma queixa pública dos desenvolvedores contra as imposições de altas taxas de Apple e Google. Para que um app esteja nas respectivas lojas das big techs, os estúdios de software pagam até 30% das compras de clientes. A Epic Games teve o game Fortnitebanido da App Store por ter ousado oferecer uma forma de pagamento própria com desconto para contornar as regras da Apple.

Continua após a publicidade

No caso do ‎Google, a empresa respondeu à pressão pública reduzindo pela metade sua taxa de 30% para alguns aplicativos. Mas, em compensação, endureceria a exigência do uso de seu sistema de cobrança para compras no app, alegando preocupações com a segurança. O Google deu um prazo de 1º de junho para as desenvolvedoras cumprirem ou seriam removidas da Play Store.

Em fevereiro, o Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos avançou um projeto de lei que impede lojas de aplicativos de obrigar desenvolvedores a usar o sistema de pagamento integrado. A proposta ainda deve passar por revisões. Em março, ‎‎o Google também anunciou‎‎ que permitiria que alguns aplicativos selecionados testassem seu próprio serviço de faturamento. O ‎Spotify foi uma das primeiras empresas a usar essa opção e o Google sugeriu que mais empresas fizessem o mesmo.‎

À Bloomberg, um porta-voz do Google disse que a Match ainda seria capaz de chegar ao público por meio de outras lojas de aplicativos disponíveis em aparelhos Android ou na web. "Esta é apenas uma continuação da campanha de interesse próprio do Match Group para evitar pagar pelo valor significativo que recebem das plataformas móveis em que construíram seus negócios", disse o porta-voz. "Como qualquer empresa, cobramos por nossos serviços e, como qualquer plataforma responsável, protegemos os usuários contra fraudes e abusos em aplicativos."‎

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg