Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mozilla Firefox ou Google Chrome: qual navegador é melhor?

Por| Editado por Bruno Salutes | 29 de Dezembro de 2020 às 20h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

Mozilla Firefox e Google Chrome se tornaram os dois dos navegadores mais populares e mais utilizados no mundo. Ambos são uma excelente opção para aqueles que acessam a internet atualmente, com interfaces acessíveis e excelentes complementos.

O Firefox foi lançado em novembro de 2004 com enfoque em segurança e, logo no primeiro ano, atingiu a marca de 100 milhões de downloads. Já o Chrome foi lançado em 2008 com um design minimalista e enfrentou dificuldades para competir com outros navegadores, porém deu a volta por cima e conseguiu estabelecer seu lugar no mercado.

Continua após a publicidade

Mas, qual dos dois é a melhor opção? A resposta para essa pergunta pode não ser tão simples assim, além de variar de acordo com as necessidades de cada um dos usuários. Para isso, é importante analisar os recursos, experiência de usuário, performance, segurança, entre outros aspectos.

Confira abaixo um comparativo entre ambos para saber qual opção atende melhor às suas necessidades!

Mozilla Firefox ou Google Chrome: recursos

Quando se trata de recursos, ambos os navegadores não oferecem uma lista com variadas opções. Porém, algumas das disponíveis chamam bastante a atenção, como a ferramenta nativa de captura de tela do Firefox. O Chrome também possui uma, mas não é nem um pouco intuitiva.

Continua após a publicidade

Outro ponto positivo do Firefox é permitir que os usuários personalizem a interface, algo que o Chrome não faz, a não ser por meio de extensões de terceiros. Porém, o Chrome possui uma excelente integração com outros serviços do Google, como Gmail, Drive, Meet e afins.

Além disso, o Firefox se destaca em versões mobile, apresentando um modo noturno, modo de leitura, mecanismos de busca alternativos e até mesmo um leitor de QR Code nativo. Por fim, ambos os navegadores possuem uma vasta biblioteca de extensões, com diversas possibilidades, sendo a do Google Chrome bem maior.

Continua após a publicidade

Mozilla Firefox ou Google Chrome: experiência do usuário

Um dos grandes diferenciais do Google Chrome é o seu design minimalista. Desta maneira, o navegador apresenta aos usuários apenas os recursos que serão utilizados com maior frequência. Apesar disso, a interface do Firefox também é bastante limpa e acessível.

O Firefox conta com um recurso interessante para aqueles que utilizam muitas guias: a rolagem horizontal, facilitando o seu acesso. Já no Chrome, quanto mais guias abertas, menores elas ficam, e isso pode dificultar encontrar uma. Porém, ele também permite organizá-las, o que pode facilitar bastante o acesso.

Continua após a publicidade

Assim como o Chrome, o Firefox também oferece uma opção de sincronizar dados como senhas, sites favoritos e abas abertas. Só que ele possui um item a mais de segurança, com uma senha principal, que mantém contas e senhas salvas.

Caso você possua uma conta no Firefox, pode enviar manualmente as abas abertas do computador para o celular, ou vice-versa através do Firefox Sync. Já no Chrome, este procedimento é realizado automaticamente, caso já tenha configurado a opção de sincronizar os dados da sua conta.

Mozilla Firefox ou Google Chrome: performance

Em termos de performance, o Firefox é um dos navegadores mais rápidos do mercado, seja no PC, seja no celular. Dependendo da sua máquina, ele pode apresentar um alto consumo de memória RAM, mas ainda assim se sai muito bem mesmo que você possua mais de 30 guias abertas.

Continua após a publicidade

Apesar de o Google Chrome ser um navegador bem rápido no desktop e relativamente rápido em dispositivos móveis, o maior problema dele está no consumo de memória RAM, que é bastante alto. O alto uso de memória RAM pode impactar negativamente na performance do seu dispositivo, fazendo com que ele fique mais lento e trave com mais facilidade.

Outro ponto positivo do Firefox é ter a opção de desativar imagens no celular. Isso é bastante útil para os usuários que possuem planos limitados e que querem economizar dados móveis enquanto utilizam a internet.

Mozilla Firefox ou Google Chrome: segurança

Continua após a publicidade

Ambos os navegadores incluem opções similares de segurança, como o próprio Google Safe Browsing, bloqueadores de pop-up e uma vasta gama de opções de extensões que bloqueiam anúncios e oferecem avisos de conexão não segura.

Outro ponto positivo do Firefox é que ele oferece, de maneira nativa, proteção contra inúmeros tipos de rastreadores de mídias sociais e cookies, além de ser bastante eficaz contra criptomineradores (crypto-jacking), que podem deixar o seu PC bastante lento.

Como dito anteriormente, o Firefox possui uma senha principal, que protege os dados dos usuários, porém, ela precisa ser configurada manualmente, ao passo que, no Google Chrome, só podem ser acessadas mediante a senha da conta Google ou do padrão do celular.

Continua após a publicidade

Mozilla Firefox ou Google Chrome: privacidade

Atualmente, inúmeras organizações de segurança de dados apontaram preocupações sérias com as práticas do Google de armazenar as pesquisas e outras informações dos usuários no navegador para fins comerciais. Nesse aspecto, a Mozilla é uma organização sem fins lucrativos e, por isso, não obtém nenhuma receita proveniente de anúncios.

Quando você efetua login com a sua conta do Google no Chrome e permite sincronizar todas as suas atividades de navegação e pesquisa, você acaba entregando todo o controle dos seus dados para a empresa.

Continua após a publicidade

Mozilla Firefox ou Google Chrome: conclusão

Não é à toa que o Firefox e o Chrome são os navegadores mais utilizados do mundo. Ambos oferecem inúmeras possibilidades de customizações mais complexas de interface de forma nativa ou por meio de extensões, além de serem bastante acessíveis para o público.

O Google Chrome possui uma das melhores experiências de usuário, o que acabou fazendo dele o browser mais utilizados da atualidade. Porém, em termos de performance e privacidade, o Firefox acaba se destacando muito mais.

Para aqueles que preferem usabilidade e praticidade na conexão com as contas e serviços do Google, o Chrome pode ser uma excelente opção. Já aqueles que querem mais rapidez, privacidade e segurança de dados, o Firefox acaba sendo a melhor opção.

Continua após a publicidade

O que você acha do Firefox e do Chrome? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião!