Microsoft Edge ganha mercado e ultrapassa Firefox em total de usuários em março
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Desde que migrou para a plataforma Chromium, o Microsoft Edge não para de crescer no número de usuários. Após um relatório da NetMarketShare indicar que o navegador já era o segundo mais usado no mundo, perdendo apenas para o Chrome, agora uma nova pesquisa conduzida pela StatCounter revelou que o programa ganhou mais adeptos do que o Mozilla Firefox nos últimos meses.
- Web apps do Microsoft Edge ficarão mais parecidos com apps nativos de Windows 10
- Google e Microsoft unem forças para melhorar os navegadores de internet
- Atualização buga e Microsoft Edge "se recusa" a fechar; saiba como corrigir
O Google Chrome ainda se mantém na liderança com margem folgada: 67,09% de participação no mercado de navegadores para desktop. No levantamento da StatCounter, o Safari fica com a segunda colocação em popularidade, com uma participação de 10,13% do mercado. O Edge aparece na terceira posição ao arrecadar uma fatia de 8,04%.
Os dados revelam que o Microsoft Edge ultrapassou o Firefox e colocou o famoso concorrente na quarta posição (participação de mercado de 7,97%). Se for levado em conta apenas o Windows, o Edge fica na segunda posição de popularidade. Isso pode significar uma migração de usuários do Firefox e do próprio Chrome para o browser da Microsoft, que recebe atualizações constantes com melhorias e complementos exclusivos.
Apesar dos esforços da empresa, o Internet Explorer ainda é usado por muita gente no mercado. O falecido navegador, que já foi descontinuado há um bom tempo, permanece rodando nos computadores de 1,71% em todo o mundo. Isso se justifica pela quantidade elevada de pessoas que ainda usam o Windows 7 ou anteriores, que já vinham com o Internet Explorer embarcado.
Por outro lado, o Firefox ainda tem uma participação geral maior do que o Edge quando se considera o uso em celulares e tablets, mas o espaço dele no mercado está caindo lentamente. Se tudo continuar neste ritmo, é possível que outros browsers ultrapassem o software da Mozilla até o fim do ano.
A liderança no segmento móvel também é do navegador do Google, com ampla vantagem sobre o concorrente da Apple. Esses dados são um reflexo bem geral do mercado de smartphones no mundo, que é subdividido entre Android e iOS — com predominância do primeiro sistema.
Dados no Brasil
Em terras tupiniquins, os números seguem mais ou menos a tendência mundial, com sutis diferenças. De igual, apenas a liderança do Chrome, porém com a ampla maioria de 80% de dominância do mercado. Em segundo lugar, o Microsoft Edge já abocanha 5,97%, mas seguido de perto pelo surpreendente Opera (5,69%).
O Firefox só ocupa a quarta colocação, com 4,9% do mercado, enquanto o Safari está rodando em cerca de 1,82% dos computadores no Brasil — fato este justificável pelos altos preços dos produtos da Apple por aqui, o que o trorna um produto inacessível para boa parte da população. O Internet Explorer e outros navegadores menores são usados por menos de 1% das pessoas por aqui.
Já no mercado mobile brasileiro, o líder nos celulares também é o Chrome com imensa maioria. O navegador vem embarcado nos sistemas Android e é o favorito de mais de 80% dos usuários de internet móvel no país. A segunda posição fica com o Safari, navegador oficial do iPhone, seguido do Samsung Internet — o que mostra a popularidade da empresa coreana por essas bandas.
No segmento móvel, a Microsoft ainda precisa ganhar muito espaço, já que sequer aparece nas estatísticas oficiais de uso. O Edge tem mostrado bom desempenho nos computadores de mesa, mas será que vai repetir o sucesso também no mundo dos celulares? Se depender da criadora do Windows, parece que ainda há muito o que ser apresentado.
Qual desses é o seu navegador favorito? Por que você gosta mais dele do que dos demais? Dê seu depoimento no campo de comentários.
Fonte: StatCounter