Atualização buga e Microsoft Edge "se recusa" a fechar; saiba como corrigir
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Março de 2021 às 15h10
A mais recente atualização do Microsoft Edge introduziu melhorias significativas em termos de usabilidade geral e velocidade de navegação — mas uma delas saiu pela culatra. O “Startup Boost” (em português, “Impulso de inicialização”), ferramenta que atua nos bastidores do sistema operacional para acelerar a abertura do browser, está impedindo que o app seja fechado corretamente, relatam usuários que conversaram com o site Windows Latest.
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Para agilizar a abertura do navegador, a Microsoft integrou o programa de forma nativa à inicialização do Windows 10. O sistema operacional fica encarregado de alguns processos secundários do browser, deixando-o em prontidão para ser aberto com mais agilidade e puxando menos informações direto do armazenamento da máquina — contudo, como nem tudo são flores, o método gerou problemas.
Usuários do Microsoft Edge 89 relatam ter encontrado problemas de performance no computador, incluindo um bug onde o navegador não é encerrado apropriadamente mesmo depois de todas as suas guias terem sido devidamente fechadas. Em outros casos, o aplicativo até mesmo reabre instantaneamente após ter sido encerrado.
O espanto, por sua vez, está pela aparente falta de polimento nesses processos de otimização de abertura. Quando os usuários desconfiavam de problemas de performance, consultaram o Gerenciador de Tarefas e encontraram múltiplas instâncias do Edge em alto consumo de memória como se o navegador estivesse ativo, ainda minimizado, depois de encerrado (veja na imagem acima).
Em diagnósticos padrões, o Startup Boost é o maior suspeito. Isso porque, assim que o recurso é desligado, todos os processos secundários são igualmente encerrados junto do navegador. O mais curioso é que não há ganhos significativos perceptíveis na ativação dessa função, pois o único impacto notável é a queda no desempenho do computador.
A Microsoft afirma que está ciente das reclamações e decidiu suspender o Startup Boost, pelo menos por enquanto. A companhia entende que há usuários descontentes com a demanda em performance e afirma que investigará o problema.
O que fazer?
Para garantir a melhor performance do computador, assegure-se de desabilitar o impulso de inicialização no menu de configurações. Para encontrá-lo, clique no botão de três pontos localizado na parte superior da interface, vá em Configurações > Sistema > Impulso da inicialização e desative a ferramenta, caso ela ainda esteja habilitada.
Fonte: Windows Latest