Publicidade

Web apps do Microsoft Edge ficarão mais parecidos com apps nativos de Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2021 às 08h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

O Microsoft Edge oferecerá suporte a recurso que permitirá que aplicativos web (PWA) rodem melhor e se pareçam mais com os nativos do Windows 10. A novidade dará liberdade aos desenvolvedores na hora de personalizar a barra de título dos seus apps criados para funcionar integrados aos navegadores.

Segundo o site Techtsp, as informações sobre confirmadas pela integrante da equipe de desenvolvimento do navegador Amanda Baker. A ideia é garantir que a experiência no Edge seja mais similar a um programa rodando em desktop.

Continua após a publicidade

Ao contrário dos aplicativos nativos, que vêm com uma barra de título personalizável, os PWAs têm uma barra de título estática — hoje, elas possuem apenas as funções básicas de uma janela: minimizar, maximizar ou fechar. Com o novo recurso, chamado de Windows Controls Overlay (Sobreposição de controles de janelas, em tradução livre), o desenvolvedor poderá transformar as bordas da janela em parte do seu programa, além de inserir caixas de pesquisa, logotipo, controles de navegação e outras funcionalidades de otimização.

O objetivo é ofertar mais do que meras alterações cosméticas e possibilitar o uso de ferramentas de acessibilidade, por exemplo. Daria para garantir a responsividade do app no navegador, com tamanhos de fontes e cores específicas, o que auxiliaria o usuário com deficiência visual.

Como experimentar o recurso

Não há previsão de quando o recurso será disponibilizado ao público de modo definitivo, contudo a opção deve ser liberada nas versões de testes do Microsoft Edge em breve. Será possível acessá-la com o comando edge://flags na barra de endereços.

Continua após a publicidade

Como o Edge e o Chrome são baseados no Chromium, ambos os navegadores suportarão PWAs com a área de barra de título personalizada. Independentemente de quando acontecer, o novo recurso deve atrair mais criadores, já qie eles poderão oferecer uma experiência mais abrangente.

O que é PWA?

O Progressive Web Apps (PWA) é um site acessado via navegador que faz com que o usuário se sinta em um aplicativo. Eles permitem o uso direto, sem necessidade de instalação ou de complementos, o que economiza tempo e armazenamento dos celulares e tablets.

Continua após a publicidade

Os web apps são vistos como o futuro da programação porque rodam direto na nuvem, sem consumir recursos dos dispositivos do usuário. Contudo, ainda estão em fase de constantes aprimoramentos para entregar experiências mais completas e próximas das versões “tradicionais”.

Você já usou algum aplicativo web? Como foi a experiência? Dê a sua opinião no campo de comentários.

Fonte: TechTSP