Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google e Microsoft unem forças para melhorar os navegadores de internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Março de 2021 às 06h30

Link copiado!

Reprodução/PPLWare
Reprodução/PPLWare
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft trabalhará junto com Google, Igalia e outras empresas para melhorar a compatibilidade dos navegadores de internet. A aliança é parte de uma iniciativa de empresas do segmento focada em melhorias substanciais para a web chamada Compat 2021.

Como o Edge é construído com base no Chromium, os esforços da Microsoft para melhorar a compatibilidade do seu navegador ajudam todos os demais softwares baseados na tecnologia de código aberto do Google. A ideia é que todas as outras empresas também entrem para o movimento no intuito de aprimorar o código-fonte dos navegadores.

Continua após a publicidade

Segundo a companhia de Bill Gates, um grupo de trabalho conjunto identificou as áreas de foco com base em dados de uso de recursos, número de bugs, feedback de usuários, testes conduzidos nos sistemas e informações do site CanIUse. Para que a iniciativa seja um sucesso, a gigante está convocando todos os usuários do Edge e de outros sistemas baseados no Chromium a enviar comentários sobre problemas encontrados ou sugestões de melhorias.

Os integrantes do grupo dividiram o trabalho por segmentos especializados para melhorar os resultados do Chromium e garantir excelentes índices de desempenho e compatibilidade. A equipe do Microsoft Edge, por exemplo, pretende contribuir com correções para o Chromium para passar em 100% dos testes CSS Grid neste ano.

União pelo bem da internet

O painel do Compat 2021 mostra pontuações para Chrome/Edge, Firefox Nightly e Safari Preview. O placar mostra o Chrome na liderança com nota 86, seguido de perto pelo Firefox com 83 e pelo Safari na última colocação com apenas 64.

Continua após a publicidade

Talvez você nunca tenha ouvido falar da Igalia. Apesar de ser a menos conhecida dentre as integrantes do Compat 2021, isso não significa que seja uma empresa ruim, pelo contrário. Atua no ramo de consultoria de modelos cooperativos com foco em software de código aberto e desenvolve trabalhos voltados para renderização web e navegadores, com experiência em WebKit, WPE, Chromium e Firefox.

Essa aliança entre as empresas em prol da melhoria do Chromium pode trazer ótimos benefícios para os usuários. Isso porque cada empresa pode criar aprimoramentos próprios com conforme a demanda dos seus utilizadores e a filosofia dos desenvolvedores. Porém, com a adoção do código em vários navegadores, cresce também a preocupação com a segurança, daí a necessidade de investir cada vez mais em melhorias.

Fonte: Microsoft