Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seguindo Apple e Meta, Google trabalha em óculos AR para 2024

Por| Editado por Wallace Moté | 20 de Janeiro de 2022 às 18h40

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

O Google está desenvolvendo novos óculos de realidade aumentada com previsão de lançamento para 2024. Segundo o The Verge, o acessório deve oferecer hardware de alto desempenho e construção de qualidade para competir contra Meta, Apple e a crescente quantidade de dispositivos do segmento.

Informações de fontes internas e listagens de empregos obtidas pelo site apontam que o Google trabalha em um dispositivo com novo sistema operacional e chipset proprietário com foco em processamento remoto na nuvem.

Continua após a publicidade

A empresa já possui sua divisão proprietária de processadores Tensor, cuja primeira geração equipa a linha Pixel 6. Além disso, o Google é dono do Stadia, plataforma de jogos por nuvem que compete contra o Xbox Cloud Streaming (xCloud) da Microsoft.

Projeto teria foco em uso no 5G para processamento em nuvem

As áreas de atuação do Google são fortes indícios que a companhia pode migrar parte da equipe e centralizar maior esforço para desenvolver seus novos óculos de realidade aumentada.

Continua após a publicidade

Também é dito que o dispositivo teria grande dependência da conectividade 5G, o que reforça o plano do acessório ser baseado na nuvem, visto que o 5G oferece altas velocidades e baixíssima latência, excelente para transmissão de conteúdos na nuvem ou processamento remoto.

Disponibilidade de óculos e headsets AR/VR deve crescer nos próximos anos

Com a grande aposta na tecnologia de realidade aumentada e virtual para os próximos anos, empresas como a Meta (antigo Facebook) e Apple, incluindo até mesmo Motorola e outras marcas se preparam para lançar seus próprios acessórios de realidade virtual e aumentada no decorrer dos próximos meses. E parece que o Google, um dos precursores do segmento, não ficará de fora.

Continua após a publicidade

Apesar do fracasso catastrófico do Google Glass, lançado ao público em 2014 com preço elevado e enorme preocupação com privacidade pessoal, o dispositivo foi um precursor do que vemos hoje e talvez a nova aposta seja mais certeira e funcional após tantos anos de experiência, desenvolvimento e avanços tecnológicos.

Atualmente o Google Glass é vendido apenas em exclusiva edição empresarial, mas retorno do investimento do Google para o público consumidor pode fazer com que empresa se popularize no ramo de óculos AR de uma vez por todas.

Fonte: The Verge, via Tom's Guide e TechCrunch