Facebook lança óculos inteligentes com câmeras embutidas e foco em privacidade

Facebook lança óculos inteligentes com câmeras embutidas e foco em privacidade

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2021 às 15h46
Divulgação/Facebook

O Facebook lançou nesta quinta-feira (9) a primeira geração de seus óculos inteligentes, em parceria com a Ray-Ban. Imagens do Ray-Ban Stories já tinham sido vazadas pelo leaker Evan Blass pela manhã, e a apresentação oficial mostra produtos bastante similares ao que se era esperado.

Os óculos têm um visual muito parecido com armações comuns, exceto por conta de duas câmeras apontadas para a frente, uma próxima de cada olho. Além disso, o dispositivo tem uma indicação luminosa de LED para avisar que uma gravação está sendo feita, buscando preservar a privacidade de quem estiver ao redor.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os Ray-Ban Stories não possuem funções de realidade aumentada, assim como as lentes não são capazes de mostrar informações, como acontece no Google Glass. Ou seja, o produto do Facebook tem como função principal a captura de vídeos curtos de até 30 segundos, com compartilhamento rápido para o novo aplicativo Facebook View para iOS ou Android. A partir daí, é possiível salvar o conteúdo na galeria do smartphone, ou enviar diretamente para diversos aplicativos de redes sociais, como o próprio Facebook, WhatsApp, Instagram, Messenger, Twitter, TikTok e Snapchat.

Facebook View é o novo aplicativo para gerenciar os conteúdos criados com o óculos (Imagem: Divulgação/Facebook)

As câmeras integradas aos óculos possuem sensores de 5 MP, e os três microfones internos garantem vozes mais nítidas e melhor transmissão de áudio para chamadas e vídeos, estando presente também um algoritmo de supressão de ruído. A captura pode ser controlada via smartphone, ou mesmo por comandos de voz.

Segundo o Facebook, o produto foi criado pensando em privacidade como prioridade. Com isso, os Ray-Ban Stories têm várias funções integradas para "fornecer controle e paz de espírito para usuários e outras pessoas próximas", segundo a marca. O site oficial do produto dá instruções claras para não violar a privacidade de outras pessoas: respeitar a preferência dos outros, desligar em lugares privados, deixar a luz de LED bastante visível e ser um bom membro para a comunidade.

Preocupação com provacidade é refletida no site oficial do produto (Imagem: Divulgação/Facebook)

As lentes vêm em quatro estilos principais: o Wayfarer e Wayfarer Large são mais retangulares, enquanto o Meteor apresenta cantos curvados e o Round é praticamente todo arredondado. As armações podem vir em preto, verde, cinza, marrom e azul marinho, com opções de lente clara ou escura.

A marca também apontou que esse é o primeiro produto da parceria, e o próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, já reafirmou que um dispositivo com realidade aumentada poderá ser lançado nos próximos anos.

Preço e disponibilidade

O Ray-Ban Stories será disponibilizado para venda em alguns países selecionados, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e Reino Unido. O preço sugerido do produto é de 300 dólares (cerca R$ 1.593 em conversão direta), e ainda não há informações sobre uma possível vinda para o Brasil.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.