Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meta poderá lançar relógio com tela rotatória e destacável, aponta patente

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 08h15

Link copiado!

LetsGoDigital
LetsGoDigital

O Meta (Facebook) poderá apresentar o seu primeiro relógio inteligente no futuro. De acordo com patentes registradas recentemente, o produto poderá trazer muitos recursos que não são vistos em nenhum outro dispositivo do tipo até o momento, como a possibilidade de girar o display, ou mesmo destacá-lo.

A documentação mostra dois modelos distintos de relógio: um deles tem um formato circular, em que a rotação da tela serviria principalmente para alternar entre as lentes disponíveis no painel: uma principal, uma ultrawide e a terceira que poderá ser de zoom óptico, ou lente "fisheye" com grande ângulo de visualização. Segundo a patente, a tela poderia ser girada tanto no sentido horário, quanto no anti-horário.

Continua após a publicidade

O segundo modelo mostrado na documentação apresenta visual similar a um projeto já conhecido anteriormente, com painel quadrado e bordas arredondadas. Porém, agora o modelo ganharia a capacidaade de retirada completa da tela, já que ela seria fixada por força magnética.

A princípio, a retirada do display poderia servir para objetivos similares com o relógio circular, ou seja, para alternar entre diferentes lentes embutidas na tela. O recurso também facilitaria reparos, já que painéis quebrados poderiam ser trocados de forma mais fácil e rápida. Ambos os relógios trariam componentes como sensor de batimentos cardíacos, temperatura corporal, infravermelho, detector de movimentos, entre outros.

Por outro lado, a retirada completa do display pode deixar os pinos conectores à mostra em momentos específicos, o que pode ser prejudicial para componentes frágeis.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, o registro de patentes não garante que determinados dispositivos serão lançados, já que eles precisam passar por análises de viabilidade comercial e estrutural — documentações do tipo também servem como aparatos jurídicos para evitar que outras companhias apresentem tecnologias iguais.

Relógios farão parte do Metaverso

As câmeras dos relógios não serviriam somente para capturar fotos e vídeos, mas também para atuar de forma integrada com os novos serviços de realidade virtual/aumentada que a Meta deverá apresentar ao longo dos próximos anos — ou seja, o relógio teria compatibilidade total com o Metaverso e seus respectivos dispositivos, como óculos e headsets.

Continua após a publicidade

Até o momento, o Meta nunca lançou um headset de AR/VR com a própria marca, incluindo também o nome Facebook. Porém, a companhia é proprietária da Oculus, que já traz bastante experiência na área. A empresa de Mark Zuckerberg apresentou no ano passado o Ray-Ban Stories com alguns recursos relacionados a câmeras embutidas, mas o produto não tem suporte para projeção de informações nas lentes, por exemplo.

Ainda não existe uma informação concreta em relação a possíveis datas de lançamento dos relógios, assim como dos headsets de AR/VR. Porém, esses detalhes poderão ser divulgados a partir dos próximos meses.

Fonte: LetsGoDigital