Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Zoom, C6 Bank e EBay começam fevereiro demitindo em massa

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Fevereiro de 2023 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

O eBay, o Zoom e, no Brasil, o C6 Bank entraram para a lista de demissões em massa, dispensando cerca de 2.300 funcionários ao todo. As três empresas alegam que os cortes fazem parte de uma "reestruturação", após o boom de crescimento no setor tecnológico durante a pandemia.

A plataforma de vendas online demitiu cerca de 500 funcionários, equivalente a 4% de sua força de trabalho, devido à queda na receita, com a reabertura do comércio, à “situação macroeconômica em todo o mundo” — é o que diz Jamie Iannone, CEO do eBay.

"A redução da força de trabalho pode ser um movimento para simplificar as operações e abrir espaço para novos investimentos focados em elevar os recursos e a visibilidade da plataforma", disseram Poonam Goyal e Abigail Gilmartin, analistas da Bloomberg Intelligence. É esperado que a empresa informe uma queda de cerca de 6% na receita, quando anunciar os resultados do trimestre de férias.

Continua após a publicidade

Já a C6 Bank anunciou que os desligamentos aconteceram, mas não divulgou a quantidade de profissionais que foram afetados. Segundo o portal Layoffs Brasil, o corte teria atingido cerca de 500 pessoas, nas áreas de tecnologia, design, recursos humanos e produtos. Em nota para o site Seu Dinheiro, o banco digital afirmou que a redução no quadro de funcionários trata-se de "uma movimentação operacional normal", devido à mudança de foco dos investimentos.

Por fim, após o seu auge durante a pandemia de covid-19, o Zoom anunciou a demissão de 1.300 funcionários, correspondente a 15% da empresa. A empresa justificou os cortes ao crescimento acelerado durante o período de isolamento, quando o número de funcionários cresceu 3 vezes em menos de 24 meses.

“Trabalhamos incansavelmente e deixamos o Zoom melhor para nossos clientes e usuários”, disse Eric S. Yuan, presidente executivo da companhia. “Mas também erramos. Não dedicamos o tempo que deveríamos para analisar nossas equipes e checar se estávamos crescendo sustentavelmente rumo a nossas prioridades mais altas”.

Continua após a publicidade

O executivo ainda afirma que é o responsável pelos erros do passado e pelas ações de hoje. Como uma maneira de demonstrar responsabilidade "não apenas em palavras, mas também nas [suas] próprias ações", Yuan anunciou que irá reduzir seu salário em 98% e renunciar o bônus corporativo durante o próximo ano fiscal. Os outros executivos terão uma redução de 20%, além da renúncia dos bônus.

Mais de 2.500 pessoas foram demitidas por dia em 2023

Somente em 38 dias corridos de ano, 2023 já acumula 97.996 profissionais demitidos em 325 empresas ao redor do mundo, monitoradas pelo portal Layoffs.fyi. Algumas das principais organizações que constam nesta lista são:

Continua após a publicidade
  1. Amazon — 18 mil demitidos;
  2. Microsoft — 11 mil demitidos;
  3. Salesforce — 8 mil demitidos;
  4. PagSeguro — 500 demitidos;
  5. Nubank — 40 funcionários;
  6. Twitter — 12 pessoas;
  7. Vimeo — 11% do quadro de funcionários;

Fonte: Estadão; Seu Dinheiro; Bloomberg; Layoffs.fyi