Publicidade

Vimeo anuncia corte de 11% dos funcionários em nova rodada de demissões

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Janeiro de 2023 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Vimeo
Divulgação/Vimeo

O Vimeo anunciou na semana passada um corte de 11% da sua força de trabalho. Foi o que disse Anjali Sud em um e-mail para os funcionários, publicado online. O CEO da plataforma de vídeos afirmou que quase todos os departamentos e setores da empresa serão afetados, mas a maioria das demissões se concentrará nos departamentos maiores, como vendas, pesquisa e desenvolvimento.

Sud cita na carta "uma grande deterioração nas condições econômicas" e que a empresa decidiu entrar em 2023 com uma estratégia mais focada em simplificar o Vimeo — de maneira que o tamanho e a composição das equipes devem refletir esse foco.

“Essa redução nos permite atingir nossas metas de crescimento e lucratividade de uma forma muito menos dependente do mercado mais amplo, colocando-nos no controle total de nosso destino”, disse o CEO.
Continua após a publicidade

A empresa já havia realizado uma série de demissões em julho de 2022, cortando 6% dos funcionários. O movimento foi acompanhado por diversas outras grandes empresas do setor tecnológico, como Twitter, Meta, Amazon, entre outras.

Segundo o CEO, os afetados pelas demissões receberão um pacote de benefícios semelhante ao entregue em julho, incluindo 12 semanas de pagamento, seguro de saúde, "apoio ao bem-estar mental" e mais. Na última quinta-feira (5), o Vimeo realizou uma reunião para discutir quais partes do negócio serão afetadas.

Mudança de estratégia do Vimeo afastou clientes

O Vimeo está tentando mudar a sua marca de uma plataforma de criadores independentes para um produto de software de vídeo profissionalizado para empresas. A mudança não foi bem aceita, principalmente para usuários mais antigos que utilizavam a plataforma como uma alternativa ao YouTube.

Continua após a publicidade

No último ano, os criadores do Vimeo disseram ter sido surpreendidos com aumentos expressivos no preço das assinaturas com a ameaça de ter seus vídeos removidos se o valor não fosse pago. Após o portal de notícias The Verge publicar uma reportagem sobre, o CEO da empresa emitiu um pedido público de desculpas e prometeu uma revisão de sua política.