SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Samsung mantém liderança no mercado de celulares, mas vê queda em relação a 2022

Por| Editado por Wallace Moté | 31 de Outubro de 2023 às 14h45

Link copiado!

Brenno Barreira
Brenno Barreira
Tudo sobre Samsung

Novos relatórios divulgados pela agência de análise de mercado Canalys mostram como foi a parcela de cada empresa no que diz respeito à venda de smartphones no terceiro trimestre de 2023 — entre os meses de julho e setembro. A Samsung manteve a liderança contra a Apple, mas viu sua fatia de mercado diminuir em relação ao ano passado.

De acordo com os dados mais recentes, cerca de 1 a cada 5 (20%) dos celulares vendidos no planeta foram da Samsung durante o terceiro trimestre. Para efeito de comparação, na mesma época de 2022 essa proporção era de 22%.

Continua após a publicidade

Segundo o que afirmaram os especialistas da Canalys, a Samsung está reduzindo sua exposição ao mercado de aparelhos de entrada, e focando mais na sua lucratividade.

Mesmo com a queda, a marca coreana conseguiu manter grande parte de sua vantagem proporcional contra a Apple, que não ganhou espaço de um ano para outro. Na verdade, a empresa de Cupertino viu sua participação cair de forma sutil, passando de 18% para 17% entre os períodos analisados.

Espera-se que a Maçã ganhe espaço nos próximos relatórios, já que eles refletirão as vendas da linha iPhone 15 apresentada em setembro. Levantamentos iniciais mostram que a quantidade de aparelhos vendidos na nova geração foi relativamente grande, mesmo que essa não seja a realidade no mercado chinês.

Continua após a publicidade

Atrás das duas primeiras estão as marcas chinesas, lideradas pela Xiaomi (14%) e pela OPPO (9%). Na sequência aparece a Transsion como a única representante que ganhou espaço entre 2022 e 2023, passando de 6% para 9%.

Fatia de mercado - 3º Trimestre 2023Fatia de mercado - 3º Trimestre 2022
Samsung20%22%
Apple17%18%
Xiaomi14%14%
OPPO9%10%
Transsion9%6%
Outras32%31%

A Transsion é um conglomerado que conta com diversas marcas de celulares, incluindo a Infinix que atua no Brasil em parceria com a Positivo. Outras empresas pertencentes ao grupo incluem a Itel e a Tecno, com maior presença na Ásia e África.

Mercado de celulares tem queda, mas tendência de estabilidade

Continua após a publicidade

Como um todo, o mercado de smartphones demonstrou uma queda de 1% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 293,4 milhões de unidades vendidas. Destas, 57,4 milhões foram apenas aparelhos da Samsung.

Mesmo que seja um decréscimo em relação ao ano passado, os dados foram considerados positivos — afinal, trata-se de um “tombo” menor que o registrado em trimestres anteriores. Por isso, a tendência é de estabilidade para os meses seguintes.

Contudo, o futuro ainda exige um certo nível de cautela por parte das empresas, segundo a Canalys. Afinal, panoramas macroeconômicos desfavoráveis e incertezas em questões geopolíticas ainda trazem potenciais fragilidades para essa estabilidade, inclusive com uma possível desaceleração de crescimento em médio ou longo prazo.

Fonte: Canalys