Publicidade

Pix Automático e Recorrente: veja as diferenças entre as formas de pagamento

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Pix Automático será a nova modalidade que permite automatizar o pagamento de contas com valores que mudam a cada mês, como as de luz, água e telefone. Já o Pix Recorrente é a uma opção para pagamentos com valores fixos, que não são necessariamente uma fatura.

Qual é a diferença entre o Pix Automático e Recorrente?

As principais diferenças entre o Pix Automático e Recorrente diz respeito à variação do valor de transferência e controle sobre o processo:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Pix Recorrente: permite que a pessoa programe pagamentos em valor fixo em um período estipulado, e não envolve um sistema de aprovação entre o pagador e o recebedor— neste caso, quem paga precisa apenas agendar pagamentos recorrentes todos os meses, semanas e afins para uma chave específica. O recurso pode ser ideal para pais que transferem mesadas para os filhos e para transferir o pagamento de plataformas de streaming divididas com amigos, por exemplo;
  • Pix Automático: similar ao Débito Automático, a pessoa autoriza uma empresa a definir o valor e a data de cobranças de contas. Neste caso, o pagador escolhe o valor máximo a ser descontado em sua conta corrente e se deseja utilizar linhas de crédito, e as faturas de luz, gás, telefone e afins são pagas automaticamente todos os meses, por exemplo.

No Pix Automático, o banco informa o pagador antes da transação ser realizada para que possa conferir se os dados e valores estão corretos. Assim, o pagador pode gerenciar, ajustar ou cancelar as autorizações a qualquer momento.

Quando o Pix Automático será lançado?

O Pix Automático estará disponível aos usuários a partir de 16 de junho de 2025.

Leia mais:

VÍDEO: VÍRUS DO PIX | Dicas | #shorts