Publicidade

O que é Pix Garantido, que pode competir com o cartão de crédito?

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Novembro de 2022 às 22h40

Link copiado!

Pexels
Pexels

Após dois anos desde seu lançamento, o Pix se consolidou como o principal meio de pagamento dos brasileiros. Já foram realizadas mais 26 bilhões de transações com a ferramenta, totalizando cerca de R$ 13 trilhões. O seu uso superou todos os outros métodos de transferir dinheiro e a previsão é que continue ganhando espaço.

O Banco Central quer continuar expandindo o método de pagamento instantâneo e o próximo passo é o Pix Garantido, que competirá diretamente com o cartão de crédito. Uma pesquisa do Serasa eCred revela que 29% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito, visando ter mais limite para gastar.

A novidade do BC permitirá a realização de uma transferência Pix oferecendo a opção de dividir o valor em até 24 vezes. E, como o próprio nome já diz, a intenção é garantir à loja ou pessoa que o pagamento será recebido, mesmo que o pagador fique sem saldo.

Continua após a publicidade

A opção de crédito é oferecida diretamente para o consumidor, a partir da análise da instituição financeira. A própria instituição será a intermediadora autorizada pelo Banco Central para realizar a cobrança do usuário.

O Pix Garantido vai substituir o cartão de crédito?

Segundo analistas, já é possível traçar panoramas sobre eventuais avanços e recuos do mapa das modalidades de pagamento aceitas pelo mercado. Visto que o Pix disputou território com o débito, em especial no comércio eletrônico, é possível que conquiste os usuários de cartão de crédito.

Considerando que o Pix tem predominância no ambiente online, os cartões de crédito físicos ainda são muito utilizados. Dessa maneira, podemos esperar uma coexistência entre os meios de pagamento.

Continua após a publicidade

Segundo Bruno Loiola, CGO da fintech Pluggy, o Pix Garantido representa um avanço para o Open Finance brasileiro, visto que a ferramenta já faz parte do universo sistema e pode ser melhorado pela possibilidade do ecossistema aberto prover uma análise de crédito mais personalizada.

“Ou seja, temos a possibilidade de que o limite disponível seja mais compatível com a realidade financeira do usuário, além de possuir taxas e condições personalizadas para ele, o que pode aumentar a aderência ao modelo, tudo isso somado a uma redução drástica dos custos transacionais hoje envolvidos no uso do arranjo de pagamentos via cartões de crédito e débito”, comenta Loiola.

Benefícios do Pix Garantido

Um dos principais benefícios do Pix Garantido para usuários é ser uma nova opção de crédito no mercado, aumentando seu poder de compra e trazendo melhores condições de contratação, devido ao crescimento na competitividade entre os serviços bancários. Para os lojistas, esta é a oportunidade para fugir das taxas de máquinas de cartão.