Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Limite do Pix | Como saber qual é, aumentar ou diminuir

Por| Editado por Claudio Yuge | 30 de Setembro de 2022 às 20h40

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Pix, método de pagamento instantâneo, já superou os formatos DOC e TED de transferência, sendo o mais utilizado desde seu lançamento em 2020. Dados do Banco Central (BC) apontam que mais de 50,2 milhões de brasileiros utilizaram a ferramenta, movimentando cerca de R$ 600 milhões por mês.

Em sua concepção, o Pix não deveria possuir nenhum tipo de limitação – nem de horário ou valor – para que uma transação fosse realizada. No entanto, no ano passado, o Banco Central definiu algumas regras que limitam o uso da ferramenta no horário noturno.

O Pix ainda não possui uma limitação de valor pelo BC, mas instituições financeiras que oferecem o serviço tomaram algumas medidas para proteger seus usuários, reduzindo os valores diários a serem transferidos.

Continua após a publicidade

Por que limitar o Pix?

O aumento de sequestro-relâmpago para extorsão por transferência de Pix foi um dos principais motivadores à limitação do uso da ferramenta. Além disso, as instituições visam diminuir os riscos de fraude, por prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Limitar os valores através do aplicativo bancário também é importante para reduzir as chances de perder dinheiro através de golpes, como o caso do seu celular ser roubado e os criminosos tentarem roubar o dinheiro através do método de pagamento.

Continua após a publicidade

Qual o valor máximo a ser transferido por dia?

O Banco Central não possui um limite padrão estabelecido para operações realizadas no período diurno, das 6h às 20h. Cada instituição financeira, porém, estabelece um limite de acordo com o perfil de seu cliente, prática adotada nas modalidades de TED e DOC.

A determinação de limite também ajuda a instituição a traçar um padrão de consumo e mais facilmente identificar operações fora do perfil do usuário. O usuário pode conferir qual é o seu limite pelo aplicativo do banco, solicitando a ampliação ou redução, conforme a necessidade.

As novas regras do Pix

Continua após a publicidade

As novas regras para os limites de transferência anunciadas pelo Banco Central são:

  • O limite de transferências é de R$ 1.000 no período noturno, entre 20h e 6h.
  • Cada instituição terá um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para aprovar solicitações de aumento no limite de transações para Pix;
  • Os clientes poderão solicitar limites diferentes para o Pix de acordo com o horário (diurno e noturno);
  • Também será possível cadastrar contas para receber transferências acima dos limites estabelecidos, mediante redução dos limites para outras operações financeiras como TED, DOC, transferências entre bancos, boleto e cartão de débito.
  • O cliente também poderá escolher o início da sua faixa noturna, podendo começar às 20h ou às 22h.

Como alterar o limite de valor diário do Pix?

Confira o passo a passo para mudança dos limites de transferências Pix, a seguir:

Continua após a publicidade
  1. No aplicativo do seu banco, selecione a opção "Pix";
  2. Clique em "Meus Limites" – o app deverá mostrar o seu limite diário atual;
  3. Para mudar os valores, selecione as opções "Gerenciar meus limites", "Personalizar Limites Pix" ou "Alterar meus limites", para definir um novo valor;
  4. Confirme a operação.

Algumas instituições financeiras poderão solicitar uma confirmação pelo Internet Banking ou caixa eletrônico para autorizar o aumento ou redução do limite.