Nokia está de olho em possíveis compradores para o HERE

Por Redação | 23.04.2015 às 11:28

Rumores dizem que a Nokia está cortejando uma série de gigantes da tecnologia a fim de vender a sua plataforma de mapeamento e navegação HERE e outros ativos relacionados a ele. Recentemente, a empresa finlandesa relançou o HERE para iOS após um hiato de 15 meses e liberou o update do aplicativo para as versões Android e Windows Phone.

Citando fontes familiarizadas com o assunto, a Bloomberg divulgou nesta quarta-feira (22) uma lista de potenciais compradores do serviço. Entre os nomes citados estão Apple, Amazon, Alibaba, Baidu, Facebook, Sirius Xm e Harman International, bem como fabricantes alemãs de automóveis e holdings de empresas privadas.

A tal fonte ainda disse que a Nokia está querendo o equivalente a mais de R$ 9 bilhões pelo HERE. O investimento da finlandesa em sua tecnologia de mapeamento inclui aquisições como a do grupo Navteq, fornecedor norte-americano de mapas digitais, que foi comprado por cerca de R$ 24 bilhões em 2008.

Ainda não está claro quando a Nokia vai oficialmente colocar o HERE à venda, mas a Bloomberg relatou no início deste mês que a empresa está trabalhando com um conselheiro financeiro para alcançar o seu objetivo.

No caso da Apple, a compra do HERE poderia desempenhar um papel importante na expansão do Apple Maps, que recebeu muitas críticas quando foi lançado no iOS 6. Dois anos e meio depois, o serviço de mapas da Maçã ainda precisa de recursos básicos, como dados de transporte público.

Desde o lançamento do serviço em 2012, a Apple vem tentando melhorá-lo inserindo novos recursos, mesmo tendo o Yelp como o único parceiro para fornecer informações sobre locais e estabelecimentos. No início do mês, o Apple Maps recebeu uma atualização e agora exibe resenhas de hotéis dos serviços Booking.com e TripAdvisor, oferecendo informações complementares às pesquisas.