Publicidade

Microsoft anuncia mais de 9 mil demissões; divisão Xbox também é afetada

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Billy Freeman/Unplash
Billy Freeman/Unplash
Tudo sobre Microsoft

Novas informações indicam que outros estúdios do Xbox sofreram cortes. Entre as baixas estão jogos como Perfect Dark, cancelado junto com o fechamento da The Initiative, e Everwild da Rare.

Veja os principais rumores sobre os cortes da nova rodada de demissões da Microsoft na divisão Xbox:

  • Rare sofreu uma reestruturação, o que resultou na saída de Gregg Mayles, diretor de Banjo-Kazooe e Sea of Thieves, e Louise O’Connor, de Conker's Bad Fur Day, segundo o site VGC;
  • Múltiplos estúdios de Call of Duty também foram afetados pelas demissões. Entre eles estão Raven Software, co-desenvolvedora de Call of Duty: Black Ops 7, Sldgehammer Games e High Moon Studios;
  • A ZeniMax Online sofreu com cortes e teve um MMORPG não anunciado, chamado internamente de Blackbird, cancelado. O presidente do estúdio, Matt Firor, também deixou a empresa;
  • De acordo com fontes do The Verge, a equipe de Pesquisas de Usuário do Xbox sofreu um corte de 50% em sua força de trabalho. O time é responsável por garantir qualidade dos jogos do Xbox, da plataforma e das ferramentas para desenvolvedores;
  • O chefe de Segurança Familiar e Infantil do Xbox, Mike Mongeau, foi demitido.

É possível que novos cortes ocorram nos próximos dias. Atualizaremos a matéria conforme informações de fontes qualificadas quando confirmarem mais demissões.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Leia a matéria original abaixo:

A Microsoft deu início à sua especulada nova rodada de demissões, trazendo más notícias principalmente para o setor de games. As primeiras informações sobre o corte em massa surgiram na semana passada e agora parecem ter sido confirmadas em um memorando interno do CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer.

Ao jornal Seattle Times, a Microsoft informou que irá enxugar sua força de trabalho em até 4% de seus mais de 228 mil funcionários espalhados pelo mundo, o que representa cerca de 9,1 mil cortes em todos os níveis da empresa.

Na divisão Xbox, o número exato de demissões ainda não foi revelado. Apesar disso, a Bloomberg noticiou que a King — uma das aquisições mais recentes da Microsoft e produtora de Candy Crush — sofreu um corte de 10%, o que representa 200 demissões.

Fontes ligadas ao Windows Central também confirmaram cortes na equipe de marketing da ZeniMax Media, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Outro estúdio que estaria cotado na rodada de demissões é o Turn10, desenvolvedor de Forza Motorsport. 

É possível que a Microsoft anuncie mais cortes em sua divisão de games ao longo desta quarta-feira (2) ou nos próximos dias.

“Hoje estamos comunicando decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas estratégicas de crescimento, encerraremos ou reduziremos atividades em determinadas áreas do negócio e seguiremos o exemplo da Microsoft ao eliminar camadas de gestão, a fim de aumentar a agilidade e a eficácia", afirmou Phil Spencer em um e-mail interno enviado a todos os funcionários da divisão de games da Microsoft.
Continua após a publicidade

O próprio chefão do Xbox admite que as demissões acontecem no "momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e calendário de lançamentos nunca estiveram tão fortes".

Confira o memorando de Phil Spencer sobre as demissões na íntegra:

“Hoje estamos comunicando decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas estratégicas de crescimento, encerraremos ou reduziremos atividades em determinadas áreas do negócio e seguiremos o exemplo da Microsoft ao eliminar camadas de gestão, a fim de aumentar a agilidade e a eficácia. Em respeito às pessoas afetadas hoje, os detalhes das notificações e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados por seus líderes de equipe nos próximos dias. Reconheço que essas mudanças ocorrem em um momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e calendário de lançamentos nunca estiveram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente é fruto de decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para garantir o sucesso contínuo nos próximos anos, e uma parte fundamental dessa estratégia é ter disciplina para priorizar as oportunidades mais promissoras. Protegeremos o que está prosperando e concentraremos nossos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo em que cumprimos as expectativas que a empresa tem para o nosso negócio. Essa abordagem focada nos permitirá oferecer jogos e experiências excepcionais para os jogadores por gerações. Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui o peso deste momento. Em termos simples, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade das pessoas cujas funções foram impactadas. Essas decisões não são um reflexo do talento, da criatividade ou da dedicação dos envolvidos. Nosso progresso não é acidental — é o resultado de anos de esforço dedicado de nossas equipes. O RH está trabalhando diretamente com os funcionários afetados para oferecer benefícios de planos de desligamento (de acordo com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e recursos de recolocação profissional para apoiar essa transição. Os funcionários cujas funções foram eliminadas são incentivados a se candidatar a vagas abertas dentro da Microsoft Gaming, onde suas candidaturas terão prioridade na análise. Obrigado a todos que ajudaram a moldar nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profunda gratidão e respeito por todos que contribuíram para essa jornada. Phil”
Continua após a publicidade

Microsoft coleciona demissões em massa

Com o anúncio da nova rodada de demissões, a Microsoft dispensou mais de 15 mil colaboradores somente em 2025. Na divisão de games, os cortes se intensificaram desde a aquisição da Activision Blizzard King em 2023. Em 2024, mais de 2,6 mil desenvolvedores perderam seus empregos, sem contar no fechamento dos estúdios Tango Gameworks, Alpha Dog Studio, Arkane Austin e absorção da Roundhouse Studios pela ZeniMax Online.

Leia também:

Continua após a publicidade

Fonte: Seattle Times, Bloomberg, Windows Central

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*