Publicidade

Xbox simplesmente sumiu das lojas em muitas partes do mundo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Tom Zang/Unplash
Tom Zang/Unplash
Xbox Series X

Recentemente, a Microsoft voltou a gerar polêmica com sua decisão de não lançar versões em mídia física de jogos first-party como Ninja Gaiden 4, The Outer Worlds 2 e Gears of War: Reloaded para o Xbox Series X. O mais controverso é que as versões de PlayStation 5 desses mesmos jogos contarão com mídias físicas padrão (com disco).

Essa pode ser uma péssima notícia para jogadores do Xbox, principalmente para quem comprou o Xbox Series X por causa do leitor de discos. Entretanto, a verdade é que as mídias físicas vêm perdendo espaço ano após ano, sobretudo no Xbox devido ao atual plano da Microsoft que envolve serviços por assinatura e streaming via nuvem.

O experiente jornalista da indústria de games, Christopher Dring, comentou sobre o assunto e apontou alguns motivos pelos quais a Microsoft estava dando passos atrás quando o assunto é mídia física.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em uma publicação no X (antigo Twitter), Dring ressaltou alguns pontos, incluindo a ausência dos consoles Xbox em certas partes do mundo. Vale lembrar que, no início deste ano, a Folha de S. Paulo revelou que o Xbox Series X estava em falta nas principais varejistas do Brasil. O console estava disponível apenas no mercado cinza e podia chegar a R$ 10 mil.

Ainda segundo Dring, o aumento de custo dos produtos, com alto risco de excesso de oferta (o que custa dinheiro), é um fator relevante, já que "entre 85% e 90% das vendas de novos jogos first-party do Xbox são digitais (excluindo o Game Pass)". Ele ainda reforça que 64% das vendas do PlayStation 5 são digitais, bem abaixo dos números do Xbox.

A expectativa agora fica para a próxima geração do Xbox, que promete ter suporte da AMD e retrocompatibilidade total com a biblioteca existente do Xbox.

Leia também:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*