Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft fecha estúdios de Hi-Fi Rush e Dishonored

Por| Editado por Durval Ramos | 07 de Maio de 2024 às 12h59

Link copiado!

Reprodução/Arkane, Tango Gameworks
Reprodução/Arkane, Tango Gameworks
Tudo sobre Microsoft

Mostrando que 2024 está sendo um ano extremamente complicado para a indústria de games, a Microsoft anunciou o fechamento de mais estúdios e o desligamento de vários de seus funcionários. Os principais afetados são os estúdios Arkane Austin e Tango Gameworks, responsáveis por títulos como Dishonored, Hi-Fi Rush e The Evil Within.

De acordo com informações da IGN, o fechamento dos estúdios pela Microsoft se deu por uma reestruturação na prioridade de recursos e títulos dentro da empresa. Vale lembrar que a Microsoft utilizou uma razão similar ao demitir funcionários após a aquisição da ActivisionBlizzard.

Continua após a publicidade

Os estúdios que foram fechados são os já citados Tango Gameworks, Arkane Austin, Alpha Dog Games, de Mighty DOOM e a Roundhouse Games, e foram avisados por e-mail, pelo chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty.

Alguns membros da Arkane Austin devem ser realocados para outros estúdios, enquanto o restante dos funcionários do estúdio, assim como aqueles da Tango Gameworks e da Alpha Dog Games vão mesmo ficar sem emprego. A Roundhouse Games deve ser incorporada à Zenimax Online Studios, provavelmente para trabalhar em títulos como The Elder Scrolls Online.

Priorizando títulos, mas desligando pessoas

Segundo o e-mail encaminhado por Matt Booty aos funcionários, a decisão não é um reflexo da criatividade ou habilidade dos times, reconhecendo que o fechamento dos estúdios é difícil, mas pode criar a capacidade de aumentar o investimento em outras partes do portfólio da empresa, focando em jogos que são prioridade para a Microsoft.

Booty reforça que a Bethesda segue como um dos pilares do portfólio do Xbox, com estúdios cuidando de lançamentos como os DLC Starfield Shattered Space, Fallout 76 Skyline Valley e TESO Golden Road, além de Indiana Jones e o Grande Círculo, todos para 2024.

A Arkane Austin foi fundada em 1999 e ficou bastante conhecida por franquias como Prey e Dishonored, além de títulos como Deathloop. Seu game mais recente, Redfall, recebeu várias críticas por ser um Game As A Service fraco, que claramente parecia ter nascido como uma coisa e se transformou em outra por interferência da Microsoft. O game foi um fracasso e parece ter colocado o estúdio inteiro na fila da degola por conta disso.

Já o Tango Gameworks parece uma surpresa nessa lista de fechamentos. Fundado em 2010 por Shinji Mikami, o criador da franquia Resident Evil, o Tango Gameworks foi eventualmente comprado pela Zenimax Media, ficando responsável por quatro títulos: The Evil Within, The Evil Within 2, Ghostwire: Tokyo e Hi-Fi Rush.

Continua após a publicidade

Se os primeiros games chamavam atenção por mostrar um retorno de Mikami ao survival horror, gênero que ajudou a criar, Hi-Fi Rush foi uma grata surpresa, responsável por trazer vários prêmios para a Microsoft em 2023. O jogo foi um dos títulos escolhidos pela Microsoft para se tornar multiplaforma, ganhando uma versão para PS5 em 2024, mas agora, seu estúdio chega ao fim sem muita cerimônia.

Ainda não se sabe o número exato de demissões da Microsoft, mas a empresa reforça uma onda de desligamentos que afeta toda a indústria mundial de games, ao lado de companhias como Sony, Take-Two, Sega, Gearbox, Epic Games e Riot Games.