Publicidade

Medida para abrir iOS para rivais da App Store é derrubada pela Justiça; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

Após a medida preventiva que determinou a abertura do iOS para outros meios de pagamento e distribuição de aplicativos, a Justiça Federal do Distrito Federal derrubou a determinação da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade).

A decisão foi reportada pelo jornal Valor Econômico nesta quinta-feira (5). No processo, o tribunal julgou o recurso da Apple sobre a abertura de uma investigação do Cade no fim de novembro, que avaliava as suspeitas de práticas anticompetitivas no iPhone e iPad devido às restrições para fazer pagamentos e instalar apps fora da App Store.

Na ocasião, a superintendência do conselho determinou uma medida preventiva para garantir que outros métodos sejam liberados no sistema operacional, sob a pena de multa diária de R$ 250 mil em caso de descumprimento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Agora, a 14ª Vara Federal Cível considerou a medida “desproporcional” e “desnecessária”, uma vez que as ações “alteram, de forma sensível e estrutural, a organização de negócios”. A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Santos da Rocha Penteado.

Para o juiz, “a inexistência de concorrentes diretos no ecossistema iOS, reconhecida pelo próprio Cade, enfraquece o argumento de urgência na implementação das mudanças”.

Ainda segundo o jornal, o Cade pretende recorrer através da Procuradoria-Federal Especializada.

Procurada pelo Canaltech, a Apple não comentou o assunto até o momento da publicação.

Google entra na mira do Cade

A Superintendência-Geral do Cade também abriu um inquérito para investigar as práticas anticoncorrenciais do Google com a Play Store, loja de aplicativos para celulares e tablets com Android. 

De acordo com o Valor, o processo é similar às investigações sobre a Apple e foi aberto após denúncias de que o Google obriga os desenvolvedores a utilizar apenas o pagamento via Play Store ao distribuir seus aplicativos pela plataforma.

A reportagem entrou em contato com o Google e ainda não teve um retorno.

Continua após a publicidade

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: IOS 18 NOVA FUNÇÃO DE VÍDEO |#shorts

Continua após a publicidade

Fonte: Valor Econômico

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*