iOS 18 x iOS 17: quais as principais diferenças entre eles?
Por André Lourenti Magalhães |
O iOS 18 foi lançado nesta segunda-feira (16) com novos recursos de personalização da tela inicial, um novo app de senhas e outras novidades pontuais para os iPhones compatíveis. Porém, nem todas as pessoas atualizam o aparelho para a nova geração do sistema operacional nos primeiros dias e ainda recorrem ao antecessor, iOS 17.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como atualizar o seu iPhone para o iOS 18 | Guia Prático
- Os 5 melhores novos recursos do iOS 18
O Canaltech comparou as atualizações do iOS para entender o impacto de cada uma delas no sistema dos aparelhos. Vale lembrar que a lista de iPhones compatíveis para ambas as versões é a mesma — nenhum modelo foi “aposentado” com a mudança de geração, mas a linha iPhone 16 já será distribuída com o update mais recente.
Interface e personalização
O iOS 18 é uma das atualizações mais ousadas da Apple envolvendo a parte visual: pela primeira vez, é possível personalizar ícones de aplicativos, posicioná-los livremente na tela inicial e até mudar a cor das miniaturas para adotar uma interface monocromática.
Usuários de Android podem argumentar que isso já existe há muito tempo no sistema operacional rival, mas a novidade é muito bem-vinda para quem gosta de personalizar o iPhone. Além disso, o sistema também permite trocar os atalhos da tela de bloqueio — no lugar da câmera e da lanterna, é possível criar um acesso rápido para outras funções do celular, como a calculadora e o Shazam.
Outro fator interessante é a opção de personalizar a Central de Controle: o iOS dá aos usuários a liberdade de escolher funções do sistema ou de aplicativos nativos, como Câmera e Carteira. Quem ainda usa a versão anterior do sistema não tem acesso às ferramentas e fica com menos opções para customizar a experiência, apesar de ter acesso aos widgets interativos.
Privacidade e segurança
A Apple constantemente traz melhorias de segurança e privacidade para os usuários nos iPhones. No iOS 17, o destaque ficou por conta do modo de Proteção de Dispositivo Roubado, que dificulta o processo de trocar a senha do ID Apple em caso de furto, roubo ou perda.
O iOS 18 bebeu da fonte do rival Android para trazer o bloqueio de aplicativos via Face ID ou Touch ID, importante para proteger apps com dados sensíveis, como o de bancos. Além disso, é possível remover alguns programas da tela inicial e armazená-los numa pasta oculta, também liberada por senha.
A Gigante de Cupertino remodelou o acesso às permissões do sistema com uma nova interface para descobrir quais apps têm acesso a alguns componentes do aparelho e uma opção para informar quais aplicativos podem ver a lista de contatos.
Novos apps
O iOS já tem um catálogo bem amplo de aplicativos nativos, mas também insere algumas novidades entre as atualizações. O update do ano passado introduziu o Diário para registrar momentos e escrever sobre o que aconteceu em cada dia, por exemplo.
Na 18ª geração, a Apple priorizou uma novidade para a segurança: o aplicativo Senhas, com todas as palavras-passe e senhas de Wi-Fi vinculadas à conta da Apple. Rapidamente, é possível acessar informações de login e controlar as credenciais cadastradas no ecossistema da Apple (o app também tem versões para iPadOS e macOS).
Mais recursos
O iOS 18 também tem algumas novidades interessantes espalhadas entre os apps:
- O Notas ganhou uma calculadora embutida para fazer contas rápidas sem trocar de app;
- O Apple Music tem um novo recurso de acessibilidade que vibra o aparelho conforme o ritmo da música;
- O Mensagens tem suporte ao protocolo RCS, também usado no Android, e permite agendar o envio de recados;
- O Fotos ganhou um novo visual e cria coleções automáticas na biblioteca.
E o Apple Intelligence?
A grande novidade de software da Apple em 2024 é o Apple Intelligence, pacote de ferramentas de IA generativa que deixa a Siri “turbinada” e traz novos recursos nos apps do sistema. No entanto, as primeiras ferramentas do serviço só chegam aos iPhones compatíveis a partir da atualização 18.1 do iOS, prevista para outubro.
Vale a pena atualizar o quanto antes?
Sim. O iOS 18 pode ser instalado nos mesmos aparelhos que já usam o iOS 17 e traz funções interessantes para donos de iPhone, com destaque para a personalização da tela inicial e o bloqueio de aplicativos por senha.
Em teste feito pelo Canaltech, o software não mostrou bugs ou problemas com a bateria nas primeiras horas de uso, então é recomendável baixar a atualização e começar a usá-la.
Por outro lado, quem não tem pressa para pular de geração ainda tem suporte garantido pela Apple: a Maçã, inclusive, liberou a atualização iOS 17.7 com ajustes de segurança e correções de erros, o que aumenta a vida útil do sistema.
LEIA TAMBÉM: