Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo britânico vai investigar compra da ARM pela Nvidia

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Abril de 2021 às 08h22

Link copiado!

Divulgação/NVIDIA
Divulgação/NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

O governo britânico está preocupado com questões relacionadas à segurança nacional envolvendo a compra da ARM pela Nvidia. O negócio, anunciado em setembro do ano passado, deve passar por investigação dos órgãos regulatórios do Reino Unido, também, sobre assuntos relacionados à livre concorrência, com a aquisição somente sendo aprovada oficialmente após o fim dos inquéritos.

De acordo com o governo, a ARM é uma companhia líder no segmento dos semicondutores, essenciais para os sistemas de telecomunicações, infraestrutura, segurança e outros aspectos básicos da tecnologia à disposição dos cidadãos. Não caiu muito bem, então, a ideia de que esse controle seria passado a uma corporação americana, principalmente quando se leva em conta que 95% dos smartphones vendidos globalmente possuem chips da empresa.

Isso, também, levou a reclamações e registros formais de concorrentes quanto a um possível monopólio que estaria sendo formado pela aquisição. As investigações relacionadas à segurança nacional são, na realidade, um adendo a um inquérito que já havia sido anunciado pelo governo britânico e sua Autoridade de Competição e Mercados (CMA, na sigla em inglês), órgão antitruste que lidera uma análise sobre o caso.

Continua após a publicidade

De acordo com o comunicado oficial, devem ser analisadas questões relacionadas a uma possível mudança na sede da companhia, da cidade de Cambridge, no Reino Unido, para os EUA, assim como a transferência de tecnologia e desenvolvimentos de software que estejam presentes em infraestruturas importantes. Além disso, devem ser atendidas preocupações de empresas como Qualcomm e Samsung quanto a possíveis mudanças no modo de licenciamento de criações da ARM — a empresa não fabrica chips diretamente, mas sim, trabalha no fornecimento de designs e especificações para produção, o que inclui, aliás, a própria Nvidia e seria um dos motivos por trás da aquisição.

Procedimentos semelhantes também estão em andamento na União Europeia e o departamento já disse trabalhar com instituições internacionais que também estão debruçadas sobre a questão, como é o caso da Comissão Federal de Comércio, dos Estados Unidos. O objetivo, segundo a CMA, é garantir que o mercado não seja tomado de produtos de baixa qualidade ou com preços artificialmente mais altos, enquanto a concorrência no segmento de semicondutores é prejudicada.

O relatório resultante da investigação deve ser apresentado pela CMA em julho, e aí, cabe ao secretário de estado Oliver Dowden liberar a aquisição, impor condições de acordo com os achados ou ordenar um inquérito mais profundo sobre pontos específicos. Seu gabinete não se pronunciou sobre a abertura do inquérito. Já a Nvidia disse estar trabalhando de perto com as autoridades do Reino Unido e que não acredita que a compra da ARM envolve riscos para a segurança nacional.

Fonte: Governo do Reino Unido