Golpistas divulgaram número falso do Nubank no Google por meses; entenda o caso
Por Bruno De Blasi |

A busca do Google foi explorada para expor um número de telefone falso a fim de aplicar fraudes em clientes do Nubank. O caso foi relatado pelo portal G1 e confirmado pelo Canaltech nesta sexta-feira (6).
- Como deixar a conta Google mais segura | 5 dicas
- App de banco mais seguro: 5 ajustes para deixar sua conta protegida
A abordagem dos golpistas partia do widget de locais, que mostra resultados do Google Maps no buscador além dos tradicionais links e do resumo por IA nas pesquisas por empresas, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais.
Neste caso, ao buscar por termos como “Nubank telefone”, o Google apresentava um perfil chamado “Nubank Financeiro” com horário de funcionamento, endereço em São Paulo (SP) e um número de telefone para uma falsa central telefônica.
Os alertas mais evidentes da fraude aparecem apenas nas avaliações do local. Diversos usuários do Google chegaram a publicar queixas ao longo dos últimos meses sobre a casos de golpe e falta de suporte.
Em uma das publicações, a vítima diz que “pegaram” R$ 3,4 mil na fraude. Outro, feito há um ano, relata o pagamento de um boleto, sem a devolução do dinheiro.
Nesta última avaliação, o responsável pelo “Nubank Financeiro” chegou a pedir “desculpas pelo transtorno causado” e afirmou que estavam acompanhando o caso”. “Pedimos que aguarda [sic] o prazo para solucionar o seu problema”, diz o comentário.
Ao CT, o Nubank afirmou que o número utilizado pelos golpistas não tem relação com a empresa. “Trata-se, aparentemente, de uma página cadastrada por terceiros, que pode estar envolvida em tentativas de golpe”, afirmam.
Em nota, a instituição também reforça que os clientes devem sempre utilizar os canais oficiais do Nubank para entrar em contato:
- Chat no aplicativo
- Telefone: 4020-0185 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 591 2117 (Demais localidades)
- E-mail: meajuda@nubank.com.br
Telefone removido
Ainda de acordo com o portal, o buscador parou de exibir a localização após ser questionado sobre o caso. A remoção foi confirmada pela empresa e em testes realizados pelo Canaltech nesta sexta.
“Trabalhamos continuamente para identificar e remover conteúdo que viola nossas políticas – removemos esta listagem falsa e bloqueamos o usuário que a criou”, diz o Google.
Cabe ressaltar que os locais do Maps podem ser criados pelos próprios usuários, recurso que já foi usado até para memes. Empresas também podem adicionar ou reivindicar perfis para os seus negócios que serão exibidos na busca e no mapa.
O Google também orienta a abrir uma denúncia caso os usuários encontrem “informações imprecisas ou conteúdo inadequado na ficha de uma empresa”.
A notificação deve ser feita através de um formulário disponível no próprio portal de suporte: support.google.com.
Golpes explorando o Google
Esta não é a primeira vez que as ferramentas do Google são exploradas indevidamente para a aplicação de golpes. Em 2024, uma série de anúncios falsos foram divulgados no Discover, feed de notícias exibido na tela inicial do Android e do Chrome.
Conforme apurou o Canaltech na ocasião, os links levavam para matérias para anunciar supostas ofertas de uma empresa famosa que estaria liquidando o estoque após decretar falência.
O YouTube também foi utilizado de maneira indevida por cibercriminosos. Por lá, golpistas divulgaram anúncios falsos usando imagens de famosos e marcas conhecidas para aplicar fraudes.
Leia mais:
- Golpe da Mão Fantasma: O que é e como proteger seu celular do acesso remoto
- Como deixar o Android mais seguro | 9 dicas
- Como deixar o iPhone mais seguro | 9 dicas
Fonte: G1