Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk anuncia a xAI, sua nova empresa dedicada à inteligência artificial

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Julho de 2023 às 16h10

Link copiado!

Reprodução/xAI
Reprodução/xAI
Elon Musk

Elon Musk também entrou no segmento de inteligência artificial: o dono da Tesla anunciou a criação da xAI, empresa de IA com membros que passaram por outras organizações do ramo, como Open AI (criadora do ChatGPT e da qual Musk é um dos fundadores), DeepMind (empresa-irmã do Google, pertencente à Alphabet) e Microsoft Research.

A missão da xAI é de “entender a verdadeira natureza do universo”, de acordo com o site da empresa. A equipe liderada por Elon Musk é composta por outros 11 integrantes que já trabalharam no desenvolvimento de ferramentas como o GPT-3.5 e o GPT-4, que dão vida ao ChatGPT, e ainda conta com a consultoria do diretor do Center for IA Safety Dan Hendrycks.

A introdução oficial do time será feita no dia 14 de Julho, num Espaço do Twitter, acompanhada de sessão de perguntas e respostas.

Continua após a publicidade

xAI faz parte da holding de Elon Musk

O site da empresa reforça que a xAI é uma companhia separada, mas trabalhará junto de outras empresas da X Holding Corp, como a X Corp (responsável pelo Twitter), e a Tesla. Em seu tuíte inaugural, a empresa questiona: “quais são as perguntas mais fundamentais sem resposta?”.

Vale a pena lembrar que o Twitter teve problemas com IA recentemente: após estabelecer limite diário de leitura de tuítes, a empresa culpou as plataformas de extração de dados para treinar modelos de linguagem de inteligências artificials.

Continua após a publicidade

Projeto foi mencionado em abril

Elon Musk abordou a vontade de criar uma IA durante uma entrevista para a Fox News em abril deste ano. Na ocasião, chamou o projeto de “TruthGPT” e reforçou a ideia de entender o universo e buscar verdades absolutas, algo mencionado na missão da xAI.

Curiosamente, desenvolvedores independentes lançaram um bot de IA chamado TruthGPT neste ano, o que pode ter influenciado na mudança de nome da empresa.