Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter culpa IAs por criação de limite diário de leitura

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Julho de 2023 às 16h58

Link copiado!

Brett Jordan/Unsplash
Brett Jordan/Unsplash
Tudo sobre Twitter

Depois de tanta discussão sobre os limites diários de leitura, o Twitter finalmente emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido. Na publicação, a empresa informou que as medidas são temporárias e foram tomadas para eliminar bots que extraíam dados das contas para treinamento de IA e conteúdo de spam.

Foi o primeiro comunicado sobre o assunto assinado pelo Twitter Business, perfil corporativo da rede social — as comunicações anteriores foram feitas por Elon Musk em seu perfil pessoal na plataforma.

O Twitter informa que foi necessário tomar “medidas extremas” para remover bots e conteúdo de spam com o objetivo de “garantir a autenticidade da nossa base de usuários”. O objetivo da empresa seria evitar contas que “extraem dados públicos das pessoas no Twitter para construir modelos de IA” e “manipulam pessoas e conversas na plataforma de diversas maneiras” — apesar da alegação, o comunicado não cita exemplos nem detalha mais esse tópico.

Continua após a publicidade

A nota do Twitter ainda completa que as restrições afetariam apenas "uma porcentagem pequena" de pessoas que usam a plataforma e que as consequências com a publicidade "foram mínimas". No entanto, não se aprofunda em assuntos relacionados ao limite, como a redução de links do Twitter no Google.

Limite do Twitter afetou o buscador

Além das restrições de leitura para usuários, o Twitter também bloqueou o acesso a publicações para contas sem cadastro na plataforma. Na rede social, Elon Musk considerou uma “medida temporária de emergência” devido ao que chamou de “pilhagem de dados” que atrapalhava o serviço para a comunidade de usuários.

Continua após a publicidade

Porém, isso teve um efeito dominó e afetou as pesquisas do Google: como o buscador não usa uma conta cadastrada para rastrear o conteúdo da rede social, muitos links do Twitter sumiram dos resultados. Além disso, o Google não exibe mais as miniaturas de tuítes sobre assuntos recentes como fazia até há poucos dias.