Twitter culpa IAs por criação de limite diário de leitura
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Depois de tanta discussão sobre os limites diários de leitura, o Twitter finalmente emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido. Na publicação, a empresa informou que as medidas são temporárias e foram tomadas para eliminar bots que extraíam dados das contas para treinamento de IA e conteúdo de spam.
- Google vai usar dados públicos sobre você para treinar IA
- Threads | Instagram lança rival do Twitter nesta semana
Foi o primeiro comunicado sobre o assunto assinado pelo Twitter Business, perfil corporativo da rede social — as comunicações anteriores foram feitas por Elon Musk em seu perfil pessoal na plataforma.
O Twitter informa que foi necessário tomar “medidas extremas” para remover bots e conteúdo de spam com o objetivo de “garantir a autenticidade da nossa base de usuários”. O objetivo da empresa seria evitar contas que “extraem dados públicos das pessoas no Twitter para construir modelos de IA” e “manipulam pessoas e conversas na plataforma de diversas maneiras” — apesar da alegação, o comunicado não cita exemplos nem detalha mais esse tópico.
A nota do Twitter ainda completa que as restrições afetariam apenas "uma porcentagem pequena" de pessoas que usam a plataforma e que as consequências com a publicidade "foram mínimas". No entanto, não se aprofunda em assuntos relacionados ao limite, como a redução de links do Twitter no Google.
Limite do Twitter afetou o buscador
Além das restrições de leitura para usuários, o Twitter também bloqueou o acesso a publicações para contas sem cadastro na plataforma. Na rede social, Elon Musk considerou uma “medida temporária de emergência” devido ao que chamou de “pilhagem de dados” que atrapalhava o serviço para a comunidade de usuários.
Porém, isso teve um efeito dominó e afetou as pesquisas do Google: como o buscador não usa uma conta cadastrada para rastrear o conteúdo da rede social, muitos links do Twitter sumiram dos resultados. Além disso, o Google não exibe mais as miniaturas de tuítes sobre assuntos recentes como fazia até há poucos dias.