Samsung possui mais funcionários que Apple, Google e Microsoft juntos

Por Redação | 30 de Setembro de 2014 às 14h39

A Samsung tem se destacado cada vez mais pelo alcance de seus negócios. Com dezenas de lançamentos por ano, a empresa busca produzir para todos os gostos e todos os públicos, mas uma variedade tão grande também exige um contingente enorme de funcionários. Com isso, a empresa possui mais funcionários do que o Google, a Apple e a Microsoft juntos, segundo reportagem do site Ars Technica.

Ao todo são 275 mil empregados na Samsung Electronics, que seria do tamanho de cinco Googles com seus menos de 48 mil funcionários. O total de empregados também ajuda a explicar como a Samsung conseguiu lançar 46 smartphones e 27 tablets apenas em 2014.

Samsung empregados

O Google ainda poderia aparecer com 3.894 funcionários a menos que fazem parte da divisão da Motorola na empresa – que será vendida até o final deste ano. Mais da metade dos funcionários da Apple (42.800) é da divisão de varejo; pensando apenas na parte de não-varejo, a empresa possui 37.500 funcionários.

Dessa forma, seria mais possível comparar a Samsung Electronics com a Sony Electronics, uma vez que ambas as empresas atuam em segmentos mais semelhantes de tecnologia em geral. Ainda assim, a Samsung possui mais do que o dobro de funcionários que a concorrente, que conta com 105 mil empregados ao todo.

Entre os 275 mil funcionários da Samsung, 40.506 são engenheiros de software, o que é quase o número total dos empregados do Google (que possui o sistema operacional móvel mais usado do mundo). No Google, são 18.593 empregados na área de “pesquisa e desenvolvimento”, que seria o equivalente à divisão de engenharia de software da Samsung.

Desde 2011 a Samsung aumentou em 45% o número de funcionários de software. Esse grande aumento foi necessário para manter as empreitadas da empresa com o número de aparelhos lançados nos últimos anos e que exigem suporte. Há também outras questões, como o desenvolvimento de aplicativos, e mesmo outras gamas de produtos como TVs, câmeras e demais eletrônicos que exigem algum tipo de software, mesmo que menos elaborado. A empresa ainda tem investido esforços no Tizen, que seria seu sistema operacional próprio.

Mesmo com um grande contingente de funcionários na parte de software, a área com mais empregados é a produção, que representa 159.488 funcionários focados em produzir aparelhos da marca em massa. A força de trabalho da empresa está, em sua maioria, na Coréia (33,5%), na China (21%) e no Sudeste da Ásia (20%) – com apenas 3,9% na América do Norte.

A Samsung Eletronics, no entanto, é apenas uma “pequena” parte do Grupo Samsung que é composto por cerca de 80 empresas focadas em áreas distintas, como navios porta-contentores, gigantescos quebra-gelos árticos, cartões de crédito, plantas de refino, usinas de energia, turbinas eólicas, instalações de tratamento de água, siderúrgicas, seguro de vida, parques temáticos, máquinas de ultrassom, scanners de raios-X, entre outros.

Na contramão de empresas como Apple e Google, que optaram por uma formação mais focada e específica, a Samsung é uma empresa que busca estar presente em diferentes e vastos segmentos, fazendo produtos para as mais diferentes necessidades, o que explica suas proporções de alcance e, claro, seu número de funcionários.

Fonte: http://arstechnica.com/gadgets/2014/09/samsung-has-more-employees-than-google-apple-and-microsoft-combined/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.