Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google e Samsung são processados por infringir patentes da Apple e Microsoft

Por| 05 de Novembro de 2013 às 12h48

Link copiado!

Google e Samsung são processados por infringir patentes da Apple e Microsoft
Google e Samsung são processados por infringir patentes da Apple e Microsoft
Tudo sobre Samsung

O consórcio Rockstar, criado pela Apple, Microsoft, BlackBerry, Ericsson e Sony, entrou com um processo por violações de patentes contra o Google e seis de suas parceiras na criação de smartphones Android: Samsung, Asustek, HTC, Huawei, LG Electronics, Pantech, e ZTE. A Rockstar alega que as empresas processadas infringiram sete das seis mil patentes que a empresa possui. Todas as patentes do processo são relacionadas a mecanismos de busca, como o usado no Android com o Google Search.

A história teve início em 2009, quando a Nortel, operadora canadense proprietária destas patentes, declarou falência. Em 2011 o governo norte-americano realizou um leilão das patentes, e o consórcio Rockstar deu o maior lance (US$ 4.5 bi) realizando a aquisição.

“Apesar de derrotado em sua tentativa de adquirir as patentes no leilão, o Google infringiu e continua a infringir algumas destas patentes”, escreveram os advogados do consórcio, como visto na Arstechnica.

O consórcio, que foi criado justamente com o propósito de lucrar em cima de taxas de licenciamento, e que segundo a Wired possui apenas algumas dezenas de funcionários e um time de 10 experts em engenharia reversa trabalhando diariamente para desmontar produtos e encontrar violações de patentes, espera convencer mais de 100 empresas de tecnologia a pagar taxas de licenciamento de suas patentes para uma enorme variedade de produtos.

Continua após a publicidade

Imagem: DigitalTrends

Parte da estratégia do consórcio é evitar contra-patentes por não manter nenhum tipo de atividade comercial. Isso quer dizer que o Google não pode processar a empresa de volta, mesmo que empresas concorrentes como Apple e Microsoft, que fazem parte do consórcio, venham eventualmente quebrar alguma de suas patentes.

Das empresas que agregam a Rockstar, somente a Sony tem algum envolvimento com o Android, o que faz-se questionar a participação indireta da empresa no processo, visto que esta faz uso do sistema em que o processo se aplica.

Continua após a publicidade

O mercado de smartphones está mais valioso do que nunca, e os US$ 4.5 bilhões gastos pela Rockstar nas patentes mostra que os concorrentes do Google não pouparão para desacelerar o Android, e eles esperam ganhar dinheiro enquanto fazem isso. Patentes tornaram-se a arena em que empresas de tecnologia têm optado por batalhar. Em quem você aposta?