Google e Samsung são processados por infringir patentes da Apple e Microsoft

Por Redação | 05 de Novembro de 2013 às 12h48

O consórcio Rockstar, criado pela Apple, Microsoft, BlackBerry, Ericsson e Sony, entrou com um processo por violações de patentes contra o Google e seis de suas parceiras na criação de smartphones Android: Samsung, Asustek, HTC, Huawei, LG Electronics, Pantech, e ZTE. A Rockstar alega que as empresas processadas infringiram sete das seis mil patentes que a empresa possui. Todas as patentes do processo são relacionadas a mecanismos de busca, como o usado no Android com o Google Search.

A história teve início em 2009, quando a Nortel, operadora canadense proprietária destas patentes, declarou falência. Em 2011 o governo norte-americano realizou um leilão das patentes, e o consórcio Rockstar deu o maior lance (US$ 4.5 bi) realizando a aquisição.

“Apesar de derrotado em sua tentativa de adquirir as patentes no leilão, o Google infringiu e continua a infringir algumas destas patentes”, escreveram os advogados do consórcio, como visto na Arstechnica.

O consórcio, que foi criado justamente com o propósito de lucrar em cima de taxas de licenciamento, e que segundo a Wired possui apenas algumas dezenas de funcionários e um time de 10 experts em engenharia reversa trabalhando diariamente para desmontar produtos e encontrar violações de patentes, espera convencer mais de 100 empresas de tecnologia a pagar taxas de licenciamento de suas patentes para uma enorme variedade de produtos.

guerra de patentes

Imagem: DigitalTrends

Parte da estratégia do consórcio é evitar contra-patentes por não manter nenhum tipo de atividade comercial. Isso quer dizer que o Google não pode processar a empresa de volta, mesmo que empresas concorrentes como Apple e Microsoft, que fazem parte do consórcio, venham eventualmente quebrar alguma de suas patentes.

Das empresas que agregam a Rockstar, somente a Sony tem algum envolvimento com o Android, o que faz-se questionar a participação indireta da empresa no processo, visto que esta faz uso do sistema em que o processo se aplica.

O mercado de smartphones está mais valioso do que nunca, e os US$ 4.5 bilhões gastos pela Rockstar nas patentes mostra que os concorrentes do Google não pouparão para desacelerar o Android, e eles esperam ganhar dinheiro enquanto fazem isso. Patentes tornaram-se a arena em que empresas de tecnologia têm optado por batalhar. Em quem você aposta?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.