Conheça e baixe o novo Office 15, lançado hoje nos EUA

Por Joyce Macedo | 16 de Julho de 2012 às 18h30

Na tarde de hoje, 16/07, a Microsoft realizou uma conferência em São Francisco, Estados Unidos, para apresentar o novo Office à imprensa.

Steve Ballmer

Foto: Reprodução

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, iniciou a apresentação dizendo que a empresa focou muito no novo design do Office para proporcionar aos usuários uma experiência parecida com a do Windows 8, algo mais simples e intuitivo. Além do mais, por ser focado na nuvem, ele terá melhor desempenho se utilizado em parceria com o novo sistema operacional da Microsoft. Durante suas falas ele se referia ao Office como um serviço, e não apenas uma suite de aplicativos.

Leia também: nossas primeiras impressões sobre o novo Office

Após a devida introdução, o CEO passou o bastão para Kirk Koenigsbauer, vice-presidente da divisão do Office, que realizou a demonstração do novo pacote em um tablet.

Os programas Word, Excel, Power Point, One Note e Outlook foram adaptados para interagir em telas touch screen, sem o auxílio de mouse ou teclado para trabalhar com os documentos.

"Estendemos a experiência do Windows 8 para o Office. No Outlook, você vê uma interface limpa e fluida, eu toco e a barra de comandos aparece, assim como meus arquivos", diz Kirk.

A apresentação foi feita em Power Point, e Kirk aproveitou para demonstrar que é possível realizar marcações nos slides de apresentação diretamente através de toques na tela, além de utilizar o gesto de pinça feito com os dedos para ampliar ou diminuir o zoom da imagem. A transição de slides também foi facilitada e agora pode ser feita como se manuseássemos folhas de papel.

Inserir imagens no Word também se tornou mais fácil. A busca pode ser feita através do Bing Images, do SkyDrive ou Flickr, e a inserção e redimensionamento podem ser realizados apenas com o dedos. Detalhe importante em relação ao Word é que agora ele – finalmente – irá realizar leitura de arquivos em PDF, sem a necessidade de instalar um programa específico ou plugin.

Os documentos criados serão salvos online no SkyDrive, de maneira automática e silenciosa. Mas a interatividade não para por aí, pois os documentos também poderão ser compartilhados ou receber vídeos de links externos, como vídeos do Youtube, e serem exibidos diretamente no documento aberto. Uma interação com o Skype também é novidade.

"Pessoas trabalham física e virtualmente com mais conexões sociais, e vocês verão isso refletido no novo Office. Isso incluirá integração com o Skype para que as pessoas possam falar umas com as outras, entre outros recursos".

Ballmer retornou ao palco e disse que o novo Office e o Windows 8 têm tudo o que ele gosta em um tablet, lembrando que uma versão do novo sistema operacional foi desenvolvido exclusivamente para os portáteis: "é gostoso de usar, mas com todas as poderosas funcionalidades do Microsoft Office".

Já é possível baixar o Office 2013 Preview para teste, disponível no Ultra Downloads, porém seu preço e data de lançamento ainda não foram anunciados. A má notícia em meio a tudo isso é que o novo Office só funcionará com o Windows 7 ou 8. Portanto, se a sua máquina é equipada com as versões XP ou Vista, é bom programar um upgrade caso queira aproveitar a novidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.