Primeiras impressões do Microsoft Office 2013

Por Pedro Cipoli

Muitos usuários não ficaram contentes com o lançamento do Microsoft Office 2010 por acreditar que poucas mudanças realmente significativas foram acrescentadas, mas agora a empresa caprichou em sua nova versão da famosa linha de aplicativos para escritório. O Office 2013 (ou Office 15), como era esperado, traz um visual que acompanha o tão esperado Windows 8 em todos os aplicativos da suite, além de ser significativamente mais leve para a máquina do que seus antecessores.

Um dos recursos que mais chama a atenção é a visualização e possibilidade de salvar arquivos em PDF, o que pode ser o último tiro no pé do "recheado" programa oficial da Adobe, além de trazer uma amostra grátis do que vamos ver na interface Metro que será lançada no final deste ano.

Se você ainda não testou, acompanhe os passos abaixo e confira as novidades!

Instalação

Baixe o Office 2013 no Ultradownloads Já na tela inicial é possível ver uma grande diferença entre a versão 2013 e as anteriores. A Microsoft melhorou - e muito - o visual da tela de instalação, colocando inclusive a frase "Bem vindo ao Office. Nós achamos que você vai amá-lo. Vamos começar.". Basta clicar em "Next" para continuar.

Office 2013

Como acontece com o Windows 8, é necessário entrar com a sua Windows Live ID para continuar. Clique em "Sign in", entre com os dados e clique em "Next" para continuar.

Office 2013

Agora está na hora de personalizar a sua instalação escolhendo o visual que achar melhor. Escolha um e clique novamente em "Next".

Office 2013

Um recurso há muito tempo aguardado e finalmente implementado pelo pessoal da Microsoft é a integração total da nova versão do Office com o Skydrive, serviço de armazenamento na nuvem da empresa que disponibiliza 25 GB de espaço gratuitamente.

Office 2013

E pronto! Basta clicar em "All done!" e começar a utilizar o programa.

Office 2013

Vamos agora mostrar as principais características dos principais programas dessa nova versão. A primeira que nos chamou a atenção é o rápido carregamento, que é significativamente mais leve do que a versão 2010. Esta é uma ótima notícia para aqueles que rodam o Windows 7 em uma máquina um pouco mais antiga.

Word

Quem gostou da interface do Office 2007 e 2010 vai gostar de saber que embora a interface tenha mudado bastante, a posição e o modo de uso dos recursos está bastante parecida com as versões anteriores, não sendo necessário "reaprender" a utilizar o programa como aconteceu entre as versões 2003 e 2007.

Office 365 Word

Excel

Inspirado pela filosofia da interface Metro de ser mais leve do que a Aero utilizada no Windows 7, o fato de o Excel estar bem mais rápido vai agradar muita gente, já que na versão anterior o programa ficava bastante pesado com muitas planilhas e dados abertos ao mesmo tempo. O pessoal da Microsoft se preocupou com esse ponto, inclusive abrindo apenas uma planilha inicialmente em vez de 3, como acontecia anteriormente.

Office 365 Excel

Powerpoint

Além da polida geral na interface, o novo Powerpoint traz uma enorme variedade de templates prontos que podem ser aproveitados das mais diversas maneiras, gerando também arquivos finais menores que as versões anteriores.

Office 365 Word

OneNote

Menos conhecidos que os irmãos maiores, o OneNote traz inúmeros recursos de sincronização de notas pela internet e é recheado de recursos para quem precisa de informações onde estiver, e na versão 365 houve uma perceptível simplificação da interface.

Office 365 OneNote

Outlook

Programa indispensável para muitos usuários, o Outlook traz o gostinho da interface Metro para o famoso programa de e-mails da Microsoft, o que agradará aos usuários que preferem um visual mais minimalista para gerenciar suas contas de correio eletrônico.

Office 365 Outlook

Gostou da nova versão do Office? Conte-nos o que achou! E se quiser experimentar, faça o download gratuitamente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.