O que é computação em nuvem?

Por Ultra Downloads
Computação em nuvem

Imagine conseguir acessar seus arquivos, editar documentos, ver fotos e vídeos de qualquer lugar do mundo como se estivesse em casa. Você só precisa de um navegador, como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome e uma conexão com a internet para ter acesso a todas as facilidades da computação em nuvem.

Cloud Computing, seu nome em inglês, traz uma enorme mudança de paradigma. Você não precisa mais instalar o Microsoft Office ou o BrOffice para editar seus arquivos de forma offline. Ao invés disso, você pode se conectar aos serviços do Google Docs e fazer isso online, sem gravar um arquivo sequer no seu disco rígido!

Já existem sistemas operacionais otimizados para trabalhar desse modo, como por exemplo o Joli OS, que pode ser instalado em qualquer computador, e os Chromebooks, computadores desenvolvidos para rodar o Chrome OS, sistema criado pelo Google que oferece todos os aplicativos da empresa em uma tela só. Junte esse dois sistemas a uma conexão 3G ou 4G de qualidade e você terá um computador barato, rápido e com todos os benefícios da nuvem.

O funcionamento da nuvem utiliza conceitos de computação distribuída, e é devido a essa característica que essa tecnologia recebeu esse nome. Não se sabe onde os seus arquivos e serviços estão armazenados. Pode ser tanto em um servidor do lado de sua casa quanto em uma Datacenter na China. Mas não se preocupe em relação à segurança ou privacidade, pois só terá acesso aos seus arquivos e serviços aquele que tiver seu login e senha, então guarde-os com carinho! :)

Ficou interessado? Deseja começar a utilizar a nuvem? Pois saiba que você já utiliza esses serviços. Toda vez que você checa seus e-mails está acessando a nuvem. Já reparou que os serviços de e-mail possuem outros embutidos? O Gmail tem, por exemplo, o Google Docs (suíte de escritório), agenda e leitor de RSS. O Hotmail possui o Skydrive (25 GB de armazenamento gratuito) e o próprio MSN Messenger em sua versão Web.

E você? Já sabia que utilizava os serviços de cloud computing? Acha que ela pode deixar você mais produtivo? Dê sua opinião pra nós!