Publicidade

Qual é o maior oceano do mundo?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Dezembro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Imagem: Dan Stark/Unsplash
Imagem: Dan Stark/Unsplash

Os mares e oceanos ocupam a maior parte da Terra: aproximadamente 70% da superfície do planeta está coberta por eles. Abrigando um número enorme de formas de vida, muitas das quais a humanidade ainda nem identificou, os oceanos têm um papel importante na regulação climática do mundo. O quanto você conhece sobre eles? Você sabe qual é o maior e mais profundo dos oceanos?

Recorrendo a um mapa mundi, não é tão difícil ver qual é o maior dos oceanos, apesar de certas projeções cartográficas distorcerem um pouco as dimensões ao transpor o globo terrestre para uma tela ou papel. Mas o Canaltech te conta em números o tamanho de cada oceano, além de suas profundidades médias e mais algumas curiosidades desses enormes corpos d’água.

Quais são os cinco oceanos

Continua após a publicidade

Os cinco oceanos da Terra são, em ordem crescente de tamanho:

  • Oceano Ártico: localizado mais ao norte do planeta, o Ártico banha o norte do Canadá, Rússia, Noruega, Islândia e do estado americano do Alaska, além de toda a Groenlândia. Ele cobre uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados e possui uma profundidade média de 1.038 metros.
  • Oceano Antártico: no outro extremo do planeta está o Oceano Antártico com cerca de 20,3 milhões de quilômetros quadrados. Seus limites foram discutidos por muito tempo na comunidade internacional, mas hoje considera-se toda a área abaixo da latitude 60ºS. Ele banha toda a Antártida e sua profundidade média varia entre 4 e 5 mil metros.
Continua após a publicidade
  • Oceano Índico: localizado entre a África, a Ásia e a Oceania, o Índico possui cerca de 70,5 milhões de quilômetros quadrados e uma profundidade média de 3,7 quilômetros.
  • Oceano Atlântico: separando a Europa e a África das Américas, o Atlântico tem uma área de 106 milhões de quilômetros quadrados. Isso equivale a um quinto de toda a superfície do mundo. Formado pela separação entre as placas tectônicas, o Atlântico Sul continua a aumentar a distância entre América e África a uma velocidade de cerca de 3 cm/ano. Sua profundidade média é de 3,6 quilômetros.
  • Oceano Pacífico: o maior oceano de todos, com cerca de 165 milhões de quilômetros quadrados, o Pacífico é limitado pelas Américas, Ásia e Oceania. Essa área representa 46% da cobertura de água no planeta e um terço da superfície de toda a Terra.
Continua após a publicidade

Pacífico: o maior dos oceanos

O Pacífico é mais de 10 vezes maior que o menor oceano, o Ártico. Sua área também é próxima às do segundo e terceiro maiores oceanos, Atlântico e Índico, somadas. Essa enorme extensão faz com que o território abrigue diversas ilhas: cerca de 25.000 estão contidas no Pacífico. Dentre as mais famosas estão o Havaí, as ilhas Galápagos e de Páscoa.

Seu nome tem origem na circunavegação realizada sob comando do português Fernão de Magalhães, em 1521. O navegador cunhou o título após encontrar águas mais calmas do que as do Atlântico em sua viagem, embora essa calmaria não seja verdadeira para todas as regiões deste extenso oceano.

Continua após a publicidade

Qual a diferença entre mar e oceano?

O Canaltech já explicou o que difere mares de oceanos e você pode relembrar os conceitos detalhadamente no artigo original. De forma resumida, podemos dizer que os oceanos são maiores e mais profundos do que os mares. Eles também são cercados por continentes, enquanto a delimitação dos mares é feita por países. Tipicamente, a salinidade dos mares é superior à dos oceanos.

Qual o oceano mais profundo?

Além de ser o maior, o Oceano Pacífico também é o mais profundo. Estima-se que sua profundidade média seja de 4.288 metros. Além disso, o Pacífico abriga o ponto mais profundo conhecido em todo o planeta, a Fenda das Marianas, com 11 quilômetros de profundidade.

Continua após a publicidade

A Fossa das Marianas é muito maior do que o pico do planeta acima do mar, o Monte Everest, que beira os 9 quilômetros de altitude. A altura típica de um voo comercial também não chega a tamanha distância da superfície, se limitando a cerca de 10,6 quilômetros de altitude.

Qual oceano banha o Brasil?

O Brasil é inteiramente banhado pelo Oceano Atlântico. Do Rio Grande do Sul ao Amapá, 17 dos 26 estados brasileiros estão em contato com esse oceano, enquanto os outros nove e o Distrito Federal não estão no litoral. A faixa litorânea brasileira possui 7.491 quilômetros de extensão.

Continua após a publicidade

Além disso, o Brasil possui diversas ilhas, incluindo cinco ilhas e arquipélagos oceânicos: os arquipélagos de Fernando de Noronha, e São Pedro e São Paulo, o Atol das Rocas, as ilhas de Trindade e Martin Vaz. Estas ilhas se diferem das demais por estarem mais afastadas do continente, tendo uma origem geológica distinta das ilhas costeiras.

Além da importância destes locais do ponto de vista natural, as ilhas oceânicas possuem grande importância política e econômica, pois garantem uma maior faixa de soberania ao país, estendendo a área em que o Brasil pode explorar recursos naturais no oceano.