Publicidade

Aparição rara! Mergulhadores acham tubarão-baleia em Fernando de Noronha

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Novembro de 2021 às 14h28

Link copiado!

pcowell/envato
pcowell/envato

Talvez você, leitor do Canaltech, esteja um pouco traumatizado com tubarões desde que apontamos cinco espécies particularmente assustadoras. Mesmo assim, vale saber que no último sábado (6), mergulhadores encontraram um tubarão-baleia de mais de dez metros em Fernando de Noronha (Pernambuco).

“O tubarão-baleia tinha mais de dez metros de comprimento. Era do tamanho do nosso barco, que tem 12 metros. Ele apareceu e ficou mais de meia hora com nosso grupo, no mergulho, dando voltas. As imagens que fizemos são inéditas em Noronha”, conta o instrutor de mergulho Fernando Rodrigues ao G1.

Segundo o mergulhador, a espécie de tubarão já foi vista outras vezes em Fernando de Noronha, em aparições muito mais ligeiras do que essa última. Apesar disso, o mergulhador em questão nunca havia encontrado antes um tubarão-baleia em Noronha. “Eu não tenho como descrever a sensação. Trabalhar com mergulho é mágico. Um episódio como esse nos traz a convicção de que Deus existe”, relata.

Continua após a publicidade

Em vídeo, é possível observar o tubarão se deslocando lentamente pela água, enquanto os mergulhadores observam. É notável a diferença de tamanho do animal para o mergulhador. Veja as imagens aqui.

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe vivo e, de longe, o maior vertebrado não mamífero existente, chegando a pesar de cerca de 21,5 toneladas. O animal costuma ser encontrado em águas oceânicas tropicais e raramente é visto em águas cuja temperatura seja inferior a 21 ºC. Estimativas sugerem que essas criaturas vivem por cerca de 70 anos.

Fonte: G1