Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a porcentagem da Terra coberta pelos oceanos?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Março de 2023 às 23h00

Link copiado!

NASA Johnson
NASA Johnson

Se o “pálido ponto azul” que é o nosso planeta tem essa cor, é por conta da porcentagem de sua superfície que é coberta por água. Embora a Terra tenha esse nome, os oceanos ocupam a maior parte do globo. Mas quanto exatamente?

A resposta é que 71% da superfície da Terra é coberta por água e 96,5% dessa quantidade está nos oceanos. Os outros 3,5% se dividem entre lagos, rios, reservatórios subterrâneos e até formas menos óbvias, como em diferentes estados físicos: no gelo que cobre os polos e montanhas e no vapor presente na atmosfera. Além disso, uma pequena parte da água está também em todas as formas de vida.

Continua após a publicidade

Como a água está dividida no planeta

Se a imensa maioria da água na Terra está no oceano, a pequena quantidade de água doce que resta está, em grande parte, abrigada nas geleiras e calotas polares (68,7%) e nos aquíferos do subsolo (30,1%). Rios e lagos somam apenas 0,27% da água doce disponível e a atmosfera somente 0,04% do total.

Se todo esse vapor d’água precipitasse de uma vez, ele formaria uma camada de apenas uma polegada de altura. Formas de vida abrigam cerca de 0,003% da água doce do mundo, o que pode parecer pouco, mas é metade do volume disponível nos rios. É importante notar que todos estes valores são aproximados, se somados, não vão totalizar 100%.

Continua após a publicidade

E se a cobertura dos oceanos hoje está perto dos 70%, estudos indicam que, no passado, a Terra já esteve totalmente coberta por eles. No ambiente da Terra jovem, parte da água dos oceanos tinha seus átomos de hidrogênio e oxigênio separados. Isso permitiu que parte do hidrogênio escapasse para o espaço, o que acabou, ao longo de milhões de anos, diminuindo até um quarto da massa dos oceanos.

Além disso, durante as eras do gelo, os oceanos já estiveram em um nível até 120 metros abaixo do atual, já que parte da água estava em estado sólido, cobrindo os continentes.