Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Geleira do Juízo Final" pode derreter muito mais rápido do que se imaginava

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Setembro de 2022 às 10h29

Link copiado!

NASA/Domínio Público
NASA/Domínio Público

Cientistas descobriram que a Geleira Thwaites, também conhecida como a Geleira do Juízo Final, pode derreter mais rápido do que esperava, o que causaria um aumento de até 60 cm no nível do mar. Com o tamanho aproximado do estado de Santa Catarina, a geleira atua como uma proteção entre os mares, cada vez mais quentes, e uma camada de gelo muito maior, o Manto de gelo da Antártida Ocidental.

Com drones submarinos, pesquisadores da University of South Florida (USF) mapearam o solo marítimo da região abaixo da geleira pela primeira vez, notando que ela derreteu muito mais rápido nos últimos séculos do que observamos recentemente, significando que um derretimento em ritmo semelhante pode acabar sendo causado no futuro. Segundo os especialistas, Thwaites está "se segurando pelas unhas".

Continua após a publicidade

Mapeamento submarino da Geleira do Juízo Final

A cadeia submarina mapeada forma uma espécie de pegada, mostrando onde a base da geleira um dia já se assentou: nos últimos 200 anos, ela contraiu o dobro do que havíamos concluído em estudos anteriores. Os geofísicos marinhos responsáveis pelo estudo acreditam que mudanças de ano para ano poderão ser notadas no futuro, e que grandes mudanças estão por vir na Antártida.

Estudos anteriores haviam sido feitos apenas com imageamento por satélite. A pesquisa segue descobertas recentes sobre outras geleiras: em 2020, as imagens de satélite já mostravam que Thwaites e uma geleira vizinha, o Glaciar de Pine Island, estavam se separando mais rapidamente do que se acreditava.

Continua após a publicidade

A Geleira Thwaites é protegida, em partes, por uma plataforma de gelo que vem deteriorando rapidamente, segundo observações científicas. Em dezembro do ano passado, uma previsão de especialistas determinou que a plataforma pode derreter dentro de 5 anos. Mesmo assim, nas palavras dos pesquisadores, mesmo um "pequeno chute" pode levar a uma grande resposta pela Thwaites.

Fonte: Business Insider