"Geleira do Juízo Final" pode derreter muito mais rápido do que se imaginava
Por Augusto Dala Costa • Editado por Patricia Gnipper |
Cientistas descobriram que a Geleira Thwaites, também conhecida como a Geleira do Juízo Final, pode derreter mais rápido do que esperava, o que causaria um aumento de até 60 cm no nível do mar. Com o tamanho aproximado do estado de Santa Catarina, a geleira atua como uma proteção entre os mares, cada vez mais quentes, e uma camada de gelo muito maior, o Manto de gelo da Antártida Ocidental.
- Onda de calor anormal na Antártida leva a recordes de temperaturas máximas
- Derretimento de gelo da Antártida pode trazer desastres irreversíveis até 2060
Com drones submarinos, pesquisadores da University of South Florida (USF) mapearam o solo marítimo da região abaixo da geleira pela primeira vez, notando que ela derreteu muito mais rápido nos últimos séculos do que observamos recentemente, significando que um derretimento em ritmo semelhante pode acabar sendo causado no futuro. Segundo os especialistas, Thwaites está "se segurando pelas unhas".
Mapeamento submarino da Geleira do Juízo Final
A cadeia submarina mapeada forma uma espécie de pegada, mostrando onde a base da geleira um dia já se assentou: nos últimos 200 anos, ela contraiu o dobro do que havíamos concluído em estudos anteriores. Os geofísicos marinhos responsáveis pelo estudo acreditam que mudanças de ano para ano poderão ser notadas no futuro, e que grandes mudanças estão por vir na Antártida.
Estudos anteriores haviam sido feitos apenas com imageamento por satélite. A pesquisa segue descobertas recentes sobre outras geleiras: em 2020, as imagens de satélite já mostravam que Thwaites e uma geleira vizinha, o Glaciar de Pine Island, estavam se separando mais rapidamente do que se acreditava.
A Geleira Thwaites é protegida, em partes, por uma plataforma de gelo que vem deteriorando rapidamente, segundo observações científicas. Em dezembro do ano passado, uma previsão de especialistas determinou que a plataforma pode derreter dentro de 5 anos. Mesmo assim, nas palavras dos pesquisadores, mesmo um "pequeno chute" pode levar a uma grande resposta pela Thwaites.
Fonte: Business Insider