Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mudanças climáticas são tema central do doodle do Google no Dia da Terra

Por| Editado por Rafael Rigues | 22 de Abril de 2022 às 10h50

Link copiado!

Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay
Tudo sobre Google

As mudanças climáticas são o grande destaque do Doodle do Google do Dia da Terra, data celebrada mundialmente nesta sexta-feira (22). Ao invés das típicas ilustrações simpáticas e interativas, o doodle de hoje é formado por sequências de imagens que retratam os efeitos preocupantes das mudanças climáticas na Groenlândia, África e outros lugares do mundo.

No doodle, as mudanças climáticas são apresentadas por meio de imagens reais, capturadas pelo Google Earth Timelapse. Elas mostram as alterações da paisagem que ocorreram no espaço de poucos anos, como o recuo de geleiras, o branqueamento de parte da Grande Barreira de Corais na Austrália e mais.

Confira:

Continua após a publicidade

Acima, uma comparação de imagens mostra o que vem acontecendo com as geleiras de Sermersooq, na Groenlândia. Na animação apresentada pelo Google, há uma sequência de fotos feitas sempre nos meses de dezembro, de 2000 a 2020; as primeiras mostram uma paisagem coberta por gelo, enquanto as últimas, mais recentes, têm pouquíssimas áreas congeladas em comparação aos registros mais antigos.

Já a animação abaixo retrata o branqueamento de uma parte dos recifes de corais na ilha Lizard, localizada no norte da Grande Barreira de Corais. As imagens foram capturadas entre março e maio de 2016, e mostram brevemente o processo responsável pela destruição de mais de 75% dos corais coloridos na ilha, naquele ano.

Veja, abaixo:

Continua após a publicidade

Nos outros anos, os doodles do Dia da Terra trouxeram ilustrações sobre características fascinantes do nosso planeta. Em 2019, por exemplo, o doodle destacou seres curiosos, como o albatroz-errante. Já em 2020, a página inicial do Google destacou a importância das abelhas na polinização, e no ano passado, trouxe uma lembrança da história intergeracional das árvores.

Contudo, neste ano, as imagens do doodle nos alertam que o tempo para agir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas é breve, e está acabando. “Enquanto ainda há tempo para solucionar a crise climática, é hora de escolher ambos, tanto um futuro próspero quanto sustentável. É hora de restaurar a natureza e construir um planeta saudável para nossos filhos e os deles; o tempo é curto”, alertou o site Earth Day.

Para conferir o doodle e as outras animações, é só clicar aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Science Alert